segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

UFPA registra 1.194 faltas

No AMAZÔNIA:

O Processo Seletivo Seriado (PSS) 2010 da Universidade Federal do Pará registrou ontem menos de 4% de candidatos faltosos em Belém e demais municípios do Estado. Ao todo, foram 1.194 pessoas que não compareceram aos locais de prova para a segunda fase do vestibular. Em Belém faltaram 753 pessoas e nas demais cidades foram 441 que não apareceram para o certame, que este ano ofereceu 3.476 vagas no campi de Belém e 2.606 no interior. O maior percentual de faltas foi observado entre os indígenas: quase 23%, ou seja, dos 194 inscritos, 43 não foram fazer a redação que valia uma vaga na UFPA.
A presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará, Marlene Freitas, considera baixo o índice de faltosos comparado com o que ocorreu na primeira fase do PSS, quando faltaram mais de 6 mil candidatos. Houve ainda, segundo ela, quatro pessoas que solicitaram fazer as provas em hospitais: na Beneficente Portuguesa, na Clínica do Bebê, no Ofir Loyola e no HPSM da travessa 14 de Março.
A próxima fase do PPS será no dia 11 de fevereiro, quinta-feira, dia atípico para a realização de provas pela UFPA. Como o intervalo entre um exame e outro é curto, Marlene Freitas comenta que serão reforçadas as bancas de correção para que haja tempo hábil para divulgação dos resultados. A tarefa é árdua porque há duas listas a serem divulgadas: uma com os aprovados para a terceira etapa, baseada já no critério de corte com nota mínima atingida na etapa de ontem; e uma outra definitiva com os habilitados a fazerem a prova, depois da apresentação dos documentos necessários.
A previsão é que o resultado dos exames de ontem sejam divulgados na próxima semana, e a concorrência caia para uma média de três candidatos para uma vaga, sobrando na disputa final aproximadamente 15 mil pessoas.

Nenhum comentário: