terça-feira, 28 de julho de 2009

“Dote” é preso em Manaus

No AMAZÔNIA:

Investigadores da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) prenderam, em Manaus, no Estado do Amazonas, Jocicley Braga de Moura, o 'Dote', de 26 anos. Com a prisão preventiva decretada pela Justiça, ele é apontado pela Polícia Civil paraense como um dos maiores traficantes de drogas das regiões Norte e Nordeste do País.
Detido no início da madrugada de ontem, após os policiais ficarem mais de 15 horas em seu encalço, ele também é acusado de articular um plano para matar o delegado Éder Mauro, coordenador do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM).
Sob forte escolta policial, 'Dote' desembarcou, no Aeroporto Internacional de Belém, por volta das 18 horas de ontem. E, sob esse mesmo aparato de segurança, seguiu para o prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil, no bairro de Nazaré. Bem vestido e sempre escondendo o rosto dos repórteres-fotográficos e cinegrafistas, ele não falou com a imprensa. A ação que resultou em sua captura foi coordenada pela Diretoria de Polícia Especializada (DPE), por meio da DRCO, da Polícia Civil do Pará. Ele está com mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Pedro Sotero, da Vara de Entorpecentes da Comarca de Belém.
'Dote' estava foragido havia cerca de cinco meses. O acusado foi preso em 11 de fevereiro deste ano, durante uma festa de aniversário, em um bar em Belém. Mas, em março, em uma decisão que gerou críticas nos bastidores da Polícia, a Justiça o colocou em liberdade. A ordem de prisão contra o criminoso foi decretada novamente pela Justiça poucos dias depois. E, desde então, ele estava foragido.
A partir do momento em que a Justiça mandou prendê-lo novamente, a Polícia Civil passou a realizar diversas buscas para localizá-lo. 'Dote' tem como base de atuação, em Belém, o bairro da Cabanagem, onde é o principal chefe do comércio ilegal de entorpecentes. Ele também é acusado do homicídio da própria namorada, a modelo Vanielle Albuquerque, em crime ocorrido em Fortaleza (CE), em 2007.
Em função das inúmeras operações que desencadearam no fechamento de laboratórios de refino de drogas de traficantes ligados ao criminoso, em Belém, o delegado Eder Mauro chegou a ser ameaçado de morte por 'Dote', que, apontam as investigações, ofereceu R$ 300 mil a dois pistoleiros, em 2008, para matar o policial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quantos dias a justiça do Pará manterá este mega bandido na cadeia? Será que nova Juiza em novo despacho não mandará ele passear novamente? Seria a hora de apurarem com ele como foi que ele conseguiu o despacho anterior para ficar em liberdade.

Anônimo disse...

A justiça sera feita