quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gripe suína avança e Seduc alerta escolas

No AMAZÔNIA:

O Pará já tem 49 casos da nova gripe, segundo a Vigilância em Saúde do Estado, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os casos mais recentes são de 7 pacientes que se encontram em tratamento hospitalar. Um deles estaria internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Porto Dias, em Belém.
Todos os casos confirmados no Estado passaram por acompanhamento referenciado. Eles ficaram isolados e receberam atendimento especializado da Sespa, que monitora diariamente os pacientes infectados pela nova gripe.
Duas estudantes que participaram de um congresso no Rio de Janeiro também apresentaram os sintomas de Influenza A. Irmãs, as moças tiveram contato com duas acadêmicas de Campo Grande (MS) que participavam do mesmo evento e que tiveram os testes confirmados para o H1N1. 'Elas estavam no mesmo alojamento que a gente. Quando elas chegaram do Rio a Campo Grande, fizeram os exames e confirmaram a doença. Já imaginávamos que poderíamos ficar doentes porque elas estavam mal. Eu tive febre de 39,5º C', revela uma das estudantes, que prefere ter a identidade preservada.
Segundo a estudante, a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, estava no mesmo voo que ela, que reclama do fato de ninguém da tripulação oferecer, ao menos, uma máscara. 'Eu e minha irmã tossíamos muito. Mas ninguém parecia se preocupar', revela.
Ao desembarcar, as moças foram levadas pela família ao Hospital Adventista de Belém, onde fizeram exames de sangue e raios X. Contudo, os resultados só devem sair na próxima sexta-feira.
Uma das estudantes diz que não pôde ficar internada porque não havia leitos disponíveis. 'O pessoal do hospital disse que só havia um apartamento disponível para pacientes portadores de gripe suína. E como o apartamento acabou sendo usado para outra finalidade, eles não tinham onde internar pacientes com suspeita da gripe', reclama.
Sandra - Segundo a assessoria de comunicação da Rede Globo, a jornalista Sandra Annenberg, apresentadora do 'Jornal Hoje', foi diagnosticada como paciente da gripe A. Sandra apresentava os sintomas da doença (febre, dores no corpo, cansaço) desde o dia 22 de julho. O resultado positivo foi confirmado na terça-feira.

Nenhum comentário: