quarta-feira, 29 de julho de 2009

Empresa propõe boicote a quem fala em “gripe suína”

Do Comunique-se

A editora Animal World, que publica as revistas AveWorld e PorkWorld, anunciou em seu site o lançamento de uma campanha de boicote contra os veículos que noticiam a Gripe A, causada pelo vírus H1N1, como gripe suína. A campanha foi lançada na última sexta-feira (24/07).
A empresa incentiva o boicote publicitário à imprensa que usa o termo errado para definir a doença. “Estaremos divulgando uma mensagem para que todos os brasileiros boicotem as mídias que mencionem o termo errado e solicitando a todas as empresas que hoje são anunciantes destes mesmos grupos, e vivamente envolvidas no agronegócio, que deixem de investir em publicidade até que a mídia deixe de prejudicar este setor”, diz o texto publicado no portal da Animal World.
“Já enviamos comunicados a vários veículos que insistem em usar o termo errado, mas não adianta, eles continuam noticiando como gripe suína. Por isso, por reclamações de muitos produtores, resolvemos lançar a campanha”, explica Flavia Roppa, presidente da AnimalWorld.
A empresa também fez um Manifesto online, pelo uso da nomenclatura Gripe A nos veículos de comunicação, que já tem 650 assinaturas.
“Não é a primeira vez que nos manifestamos. Em 2000 conseguimos tirar do ar uma propaganda da Bombril que envolvia um porco e prejudicava a imagem do setor”, conta Flavia.

“Amigos” e “inimigos”
Além da petição, a editora classifica em seu portal os “amigos” e “inimigos” da sinocultura brasileira, qualquer um que contribua ou prejudique a imagem do setor. Entre os “inimigos” o portal destaca Globo, SBT, Valor Econômico, CBN, Bandeirantes, Estadão e Folha de S. Paulo, com fortes críticas ao tipo de jornalismo praticado pelos veículos. Entre os “amigos” entidades e produtores são citados.
Entidades reclamam de cobertura parcial da mídia sobre o vírus H1N1, além de pouca profundidade
A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) se manifestou contra o uso incorreto do termo “gripe suína” à Organização Mundial da Saúde (OMS), que passou a denominar a doença de Influenza A (H1N1). Agora a direção da entidade considera que a questão esteja em outro estágio, um problema de saúde pública e biossegurança, para que as pessoas não contaminem os animais, e não mais na mudança do termo, informou a assessoria da ABIPECS, que não se pronunciou sobre o boicote à imprensa.
O jornalista Fernando Barros, diretor de comunicação e marketing da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, diz que a entidade apóia a revisão do nome pelos veículos de comunicação, mas que não considera importante o boicote contra a imprensa. “Apoiamos a revisão do nome. Entendo a indignação que isso causa no setor, mas acho que boicote contra a imprensa é uma decisão inconsequente. Não se pode condenar os veículos, devemos informar, mas é uma decisão deles, que tem um cunho social e que será cobrado pelos próprios leitores”, avalia.

O espetáculo
Para Barros a questão é mais complexa que apenas o termo errado usado pelos veículos de comunicação. O jornalista acredita que a mídia tem tratado o assunto como um espetáculo, com uma proporção bem maior que o fato representa. Ele contesta o tratamento dado pela mídia a uma doença que tem uma taxa de mortalidade abaixo da gripe comum, e que o número de mortes foi superado pela dengue, que no Rio de Janeiro matou 40 pessoas. “A pauta ficou maior que o fato. Estou tirando essas informações da própria OMS e do Ministério da Saúde, não pela entidade que represento”, explica.
Para ele, o grande espaço dedicado ao tema pode ser um misto de espetáculo e política. “Não pode ser uma questão política o fato de uma emissora, como a GloboNews, dedicar quase duas horas para o Ministro da Saúde falar sobre o assunto? No lugar de um político eu também gostaria de ter esse espaço”, declara.
O jornalista também destaca que a mídia não atentou para o fato de que nunca uma pessoa foi contaminada por consumir carne suína. Em toda a questão Barros lamenta a parcialidade dada ao tema. “Posso lamentar que nesse caso nós, que representamos o setor, não somos ouvidos. Eu, como jornalista, não posso admitir que ambas as partes não sejam ouvidas”, afirma.

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