domingo, 26 de julho de 2020

Helder pode apoiar a candidatura de Gustavo Sefer a prefeito de Belém, diz jornal


Em matéria que ocupa toda a página 14 do primeiro caderno, edição deste domingo (26), o jornal O Globo aborda as peculiaridades que devem marcar as eleições  de novembro deste ano, em que serão renovados os mandatos de prefeitos e vereadores nos 5,5 mil municípios do País.
Uma dessas particularidades, conforme ressalta a reportagem, tem a ver com o posicionamento de partidos que integram o Centrão, a nova base de apoio do governo Bolsonaro no Congresso Nacional.
Essas legendas, conforme o jornal, vão se descolar do bolsonarismo e buscar rumos próprios, que se afinem com as circunstâncias locais e independentemente de orientações ideológicas. E tanto é assim que partidos do Centrão, como o PSD, estão se aliando até mesmo a agremiações de centro-esquerda, sobretudo em regiões como Norte e Nordeste.
No infográfico que domina toda a página (veja ao lado), temos a informação em destaque no alto desta postagem, indicando que, na eleição para prefeito de Belém, o governador Helder Barbalho (MDB) pode apoiar a candidatura de Gustavo Sefer (PSD) à Prefeitura da Capital.
O verbo pode, empregado pelo jornal, afeiçoa-se à incógnita sobre o posicionamento do governador Helder Barbalho, tema que o Espaço Aberto abordou na postagem intitulada Simão Jatene bate o martelo e anuncia que não será candidato a prefeito de Belém em novembro, publicada neste sábado (25).
Agora que já temos Edmilson Rodrigues como pré-candidato do PSOL e a certeza de que Jatene estará fora do pleito, o blog levanta a possibilidade de que a participação de Gustavo Sefer, integrante de partido que integra a base aliada do governador, acabe assumindo a natureza de uma candidatura auxiliar nos planos estratégicos de Helder.
Mas, nessa questão específica, também existe, como ressalta a postagem do Espaço Aberto, a ambição do deputado bolsonarista Éder Mauro de ser o candidato do PSD na eleição de novembro, pretensão que colide com o anúncio público feito pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, de apoiar a pré-candidatura de Sefer.
Certo mesmo, nesse jogo que antecede a definição dos nomes que vão disputar a sucessão de Zenaldo, é apenas a condição momentânea de esfinge do governador, cujo silêncio está ecoando como um grito até mesmo nos ouvidos de amplos segmentos do MDB.

Nenhum comentário: