sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ibope de março aponta maioria contrária à divisão

Personagens com os corações e as mentas atentas - atentíssimas - para a mobilização geral sobre o plebiscito que vai decidir sobre a divisão do Pará, previsto para ocorrer em dezembro deste ano, guardam bem guardada uma pesquisa do Ibope.
O levantamento foi feito em março deste ano.
Foram ouvidos 1.200 eleitores de municípios situados em todas as regiões do Estado, entre eles, é claro, Santarém e Marabá, o primeiro cogitado para ser a capital de um pretenso Estado do Tapajós, o segundo cogitado para capital do Estado de Carajás.
À pergunta sobre se os eleitores consultados já tinham ouvido falar sobre a divisão do Estado, 62% disseram que sim, enquanto 33% responderam jamais ter ouvido falar sobre o assunto.
À pergunta sobre se eram favoráveis ou contrários à divisão do Pará e, consequentemente, à criação dos Estados de Carajás e Tocantins, 64% dos eleitores consultados se disseram contrários e 27%, favoráveis. O restante disse não ter opinião formada sobre o tema.
A pesquisa, chama atenção um dos personagens que detém todos os números da aferição do Ibope, não pode servir de balizamento seguro e definitivo sobre as preferências e expectativas do eleitorado paraense relativas à proposta de divisão. Isso porque no mês de março, quando o levantamento foi feito, a mobilização referente à criação dos dois novos Estados era quase imperceptível, ao contrário do que acontece agora, quando os comitês já estão trabalhando concretamente, uma vez que o plebisicto está na iminência de ocorrer.
O levantamento do Ibope, segundo os personagens que o conhecem em detalhes, não será divulgado na íntegra porque, estrategicamente, eles acham conveniente esperar um pouco mais, inclusive porque as regras para o plebiscito ainda nem estão definidas, o que deverá ocorrer somente nas próximas semanas, quando uma resolução for editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu já sabia - infelizmente. O longínquo sonho acabou.

Anônimo disse...

Nao estamos maduros ainda pra cogitar esta separação! Neste momento , em que grandes projetos estao iniciando, precisamos primeiro estudar, nos qualificar, e assim ocupar cargos que precisam ser nossos, carissimos.Vamos enfrentar esses desafios juntos. Não é facil competir com pessoas de outros Estados que ja estao aptos a assumir cargos que deveriam ser nossos , nativos aqui de Santarem e Altamira, Marabá , Paraupebas e outros. Se dividir , alem de dizimar com o Estado do Pará, com certeza, quem vai assumir o comando dos Estados serão estes "estrangeiros" fique certo disso carissimos. Portanto, antes de entregar nossas riquesas pra quem nao quer desenvolvimento social, e sim politico, VOTE NAO PELA DIVISÃO! Tome posse do seu destino e nao entregue sua vida nas maos daqueles que sequer nasceram aqui.Um abraço e fiquem com Deus

Consciente disse...

Infelizmente a maioria do povo é IGNORANTE, e por isso é contra a divisão. E a elite fará de tudo para manter tudo como está. Pra quem tem dinheiro é interessante que nada se modifique.

Selvio Carvalho disse...

Felizmente essa pesquisa virou, sou conhecedor da realidade do Pará, tem uma grande diferença de contraste em cada região de estado, lugares em que o abadono é total.