quarta-feira, 22 de julho de 2009

União de contrários demonstra equilíbrio e qualidade

Do advogado Ismael Moraes, segundo texto remetido ao blog pela Assessoria de Imprensa do candidato à presidência da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos:

Pensar a OAB como a única entidade profissional com poderes constitucionais para estar verticalmente perante os Poderes da República, sem ser vinculada a partidos políticos ou submissa a grupos econômicos ou sociais; constituir a advocacia de membros que honrem a profissão, não apenas em conhecimento e honestidade, mas em dignidade no exercício das prerrogativas profissionais, combatendo a injustiça, a corrupção, os desvios de poder e as graves violações aos direitos humanos.
São estes os vetores que me fazem aderir à composição da aliança para lançar Jarbas Vasconcelos e Ophir Cavalcante Jr., respectivamente às presidências da OAB do Pará e nacional. A combinação das qualidades dos grupos que ambos representam, e dos freios e contrapesos que irão antepor a cada qual nos senões que devem ser apurados, são as maiores garantias de que aquelas aspirações podem estar próximas do alcance, sonho de várias gerações que estiveram à frente da OAB, agora uma OAB prestes a estar oxigenada pela heterogeneidade de tantas diferenças.
Ao candidatarem-se aos cargos de representação de nossa entidade, os advogados devem estar despidos de outros interesses e revestidos senão daqueles primordiais à advocacia, nos seus conceitos mais republicanos, democráticos e de justiça. Pretender a presidência da OAB/PA e do Conselho Federal da OAB é e deve ser grande demonstração de desapego material e de interesses pessoais, posto que implica o abandono do escritório e na dedicação absoluta aos assuntos da entidade. Mas querer mercadejar cargos e influência em troca de sinecuras, sim, é trair a confiança, é corromper e contaminar a OAB com os vícios que permeiam os poderes públicos, dos quais a OAB deve ser permanente fiscal, isenta de máculas.
Todos os que me conhecem sabem da minha independência de partidos políticos, de grupos ou interesses, assim como sabem das lutas, às vezes solitárias, que arrosto diante de forças tidas como inelutáveis. Portanto, minha participação nessa aliança busca levar os sonhos de todos os advogados que assim anseiam para dentro do Casarão da Trindade e para todos os locais que abrigam uma subseccional da OAB, por mais distante e humilde que seja.
Acredito que os anos de embate entre os grupos ora em união demonstram que se chegou à medida certa de equilíbrio e qualidade.

Ismael Antonio de Moraes
OAB-PA nº 6942

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo exposto pelo nobre e respeitado advogado, pois expressa maturidade e equilíbrio ao apreciar o acordo entre Jarbas Vasconcelos e Ophir Cavalvcanti Jr.,em favor do advogado e da advocacia paraense.

Anônimo disse...

Parabéns, Ismael! Seria muito bom que o máximo de colegas pudessem ler sua manifestação. É muito importane que saibam o que está por trás dessa insatisfação com a chapa que mostra um grande passo em busca de uma conciliação - esse, sim, o melhor caminho.