sexta-feira, 17 de julho de 2009

Um jogo se ganha nos “detalhes”?

Com todo o respeito a treinadores e a coleguinhas – aos segundos mais do que aos primeiros -, mas ninguém, sinceramente, aguenta mais esse negócio de dizer que o Cruzeiro ou qualquer time, inclusive o Íbis, que é o pior do mundo, “perdeu nos detalhes”.
Putz!
Tenham paciência.
Não existe isso de “perder nos detalhes”.
O que é mesmo “perder nos detalhes”?
Quem explica?
No futebol, um time perde porque não faz gols.
Ou porque faz menos gols que o outro.
É só isso, caramba!
E ninguém venha dizer que, no futebol, gol é detalhe.
Não é.
O gol é a essência, é a razão de ser, é o fim único do futebol.
Detalhe é a bola chutada em direção ao gol, mas que vai parar na bandeirinha de escanteio.
Isso é um detalhe.
Mas detalhes como esse não ganham jogo.
Ou ganham?

Um comentário:

Madipaz disse...

Concordo com a opinião.
Mas não nos esqueçamos, porém, que no sábio consenso popular, o futebol é um JOGO. Não é à-toa que os profissionais do esporte das multidões são chamados de JOGADORES.
- E, o craque maior, em qualquer jogo de futebol se chama Aleatório da Silva, de Souza, dos Santos ou coisa parecida. Um jogador já velhinho mas vigoroso, safadinho e inescrupuloso (vez por outra também ingênuo), que se vale da sua poderosa mas invisível compleição física para tirar sarro de todos os 22 bobalhões que, num jogo de futebol, se esmeram para sempre acertar mas sempre acabam levando umas e outras rasteiras do gozador invisível. Que digam os Kakás, os Ronaldinhos, os Robinhos ou os Luiz Fabianos da vida, quando, cara-à-cara com o goleiro, ou com as redes do adversário escancaradas à sua frente, “preferem” chutar a bola pela linha de fundo. Aquele gol que até a vovozinha faria e que a torcida “festeja” com um sonoro Uhhhh , às vezes com um furioso F da P. É ele, também quem "apronta" os frangos que até os maiores goleiros do mundo papam, de vez em quando, deixando a bola passar por entre as suas pernas, por entre os seus dedos. É esse safadinho invisível e gozador quem pode até aprontar uma vitória do famigerado IBIS contra uma Seleção Argentina. É ele afinal o “craque nota 10” de qualquer partida em que, por acaso, o "Papão da Curuzú" sai vitorioso. É por isto que fico muito fulo da vida quando o safadinho vem cochichar nos meus ouvidos, reclamando que o tal timeco paraense não lhe paga "bicho" algum pela mãozinha que, ingenuamente, sempre lhe dá.
Na última vez que o Aleatório veio azucrinar os meus ouvidos, fiquei surpreso. Ele me disse que, cansado de tanto esperar um “bichozinho” do “Bicola”, resolveu empurrar 4 petardos do Rio Branco nas redes da malfadada agremiação paraense. E ainda me sussurrou que muito mais está por vir.
Hai, hai, hai, minha Santa Senhora das Caropitas!. Parece que ele está mesmo muito zangado com o “Papão da Curuzú”.
Que Deus te conserve assim, meu caro Aleatório dos Anzóis Pereira.

EM TEMPO:
Meu caro PB, não deixe de postar este comentário. Faça uma caridade à combalida torcida do Leão.
É uma apelo patético mas justo que te faço. Afinal, vez por outra me vejo torcendo para o teu Bicola (perder).
Precisamos da tua ajuda e sabemos que tens um coração do tamanho de um "Leão".