sábado, 18 de julho de 2009

Kit escolar: o MPE e o MPF não são marionetes

De um Anônimo, sobre a postagem Kit escolar: Bordalo defende secretárias e ataca oposição:

Lendo a carta do deputado Bordalo, me fez pensar em como a política pode destruir pessoas com uma história de vida respeitável. Fico pensando: o que leva um deputado a fazer uma carta se expondo tanto?
Vejamos.
O deputado defende a tese que todas as acusações são ataques infames aos kits e ao governo e que são ações de uma oposição raivosa. Uma oposição derrotada em 2006 e que está com saudades dos alunos jacarés, das escolas caindo, dos desmandos da Seduc.
O deputado esquece que:
1 - As ações contra o governo são do Ministério Público Estadual e Federal.
2 - Que estes órgãos só ajuízam ações após período de consultas e de coleta de provas e indícios.
3 - Que antes de qualquer ação há procedimentos de pedidos de esclarecimentos.
4 - Que os promotores, procuradores e juízes não podem ser vistos como marionetes manipuladas por uma “oposição raivosa”.
5 - Que o Ministério Público existe também para fazer a fiscalização do governo.
6 - Que o PT já usou muito o Ministério Público para denúncias de improbidade administrativa.
7 - Que o que os kits escolares não foram dados em todas as escolas. Benevides, Vigia são exemplos de que falta chegar muita coisa.
8- Que o deputado não pode querer que explicações não sejam dadas, que a Imprensa está cumprindo seu papel e ela não inventou os problemas com os kits.
9 - Que no discurso do deputado há uma incoerência, quando defende que as camisas foram feitas por cooperativas e com isto gerou-se emprego e renda. Ora, o mesmo princípio não foi usado para fabricação das agendas. O deputado e o PT querem nos fazer crer que o parque gráfico do Estado não tinha capacidade instalada para fabricar as agendas?
10- Só quem poderia responder a esse questionamento, de por que fazer as agendas fora, era uma licitação transparente e com todas as indústrias locais apresentando seus preços.
11 – Por que recorrer a uma agência de publicidade para que ela escolhesse uma empresa fora do Estado para fazer as agendas e com isto ganhar R$ 1 milhão só de intermediação? O PT sempre defendeu o contrário.
12 - Como fica a tese da defesa do fortalecimento das empresas locais, quando são fabricadas fora do Estado as agendas, e ainda assim de forma atravessada?
13- Afinal, quantos kits foram entregues até hoje?
14 - Não acredito que o Ministério Público e os procuradores defendam a diminuição da idade penal só porque promoveram as ações.
15 - O governo permite, dá deixas para que ações como estas sejam feitas quando faz uma compra tão alta e não usa a licitação da própria Seduc.
16- Por que o secretário de Comunicação do governo [Fábio Castro] não assumiu as ações em conjunto com a secretária de Educação? Respondo: ele se recusou assinar qualquer pagamento, receber qualquer destaque orçamentário.
17 - Desde quando o PT é a favor de ações que não fortalecem a economia local?
18- Como o deputado justifica a ausência de pareceres jurídicos da Procuradoria do Estado, da Auditoria e da Consultoria Geral do Estado no processo?
Deputado Bordalo, o senhor e o PT deveriam estar preocupados em responder a estas questões. Responder o conteúdo das questões e não tentar partir para lógica já surrada de denegrir os acusadores para descredenciar as acusações.
Quem está acusando são os dois Ministérios Públicos.
Já estamos no momento político do Estado brasileiro em que algumas instituições se firmaram como responsáveis e defensoras dos direitos do povo.
O deputado agora defende a tese de que há manipulação e pouca seriedade nos Ministérios Públicos Federal e Estadual?
Cuidado, deputado, o senhor pode parecer com os derrotados da ditadura, que sempre colocam nas costas da democracia os problemas sociais que até hoje enfrentamos.
Não esqueça que não podemos atacar um poder e uma instituição do Estado levianamente só para defender os interesses de poucos dirigentes de órgãos públicos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,

Ia postar na nota do Bordalo, mas ela ficou muito pra trás, então vai aqui mesmo:

Bordalo foi no filé e levantou mais ainda a raiva da oposição e desmascarou quem precisa ser, agora temos o debate como é.Acabou o faz-de-conta. É assim, luta de classes e disputa de projetos que tá em jogo.
Bia, seu PPS transformou Lenin, o Tio, num vulgar liberal...rsrs

Anônimo disse...

Excelente!!!A ação dos procuradores honra o cargo. Chega de impor abadá de otário no povo. Esse deputado revela bem como seria o mundo de Alice se ela fosse do PT.Acorda!