A Amazônia Legal não é uma área predominantemente plana. A planície Amazônica cobre apenas 7% dos cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados que constituem a região, enquanto 73,78% do território são formados por um relevo visivelmente irregular. Dentro da área coberta por esses tipos de paisagens, 16,26% (ou 12% do total da região) apresentam um relevo acidentado, portanto mais vulnerável à erosão*, principalmente quando há desmatamento.
Informações como essas podem ser produzidas a partir do Banco de Dados Digital de Geomorfologia da Amazônia Legal, produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O banco disponibiliza gratuitamente, via internet, informações sobre os tipos de relevo encontrados na região, compatíveis com a escala de 1:250.000 (em que 1 cm no mapa equivale a 2,5 km no terreno), com recortes regional e estaduais.
As informações sobre relevo juntam-se às de vegetação, disponibilizadas pelo IBGE em 2008, e às de solo e geologia, que devem ser adicionadas ao banco de dados em 2010. Todas elas são geradas a partir do trabalho de mapeamento sistemático do instituto, além de imagens de satélites, bibliografias atualizadas e estudos realizados por outras instituições, e deverão ser constantemente atualizadas e ampliadas.
O Banco de Dados Digital de Geomorfologia da Amazônia Legal está no site do IBGE, no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/banco_dados_georeferenciado_recursos_naturais/albers/Amazonia_Legal/. Os arquivos estão no formato shape file (em vetores), que permite ao usuário manipular os dados, mas demanda softwares específicos para ser lido.
Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário