segunda-feira, 13 de julho de 2009

A guerra da estrela: igual à Batalha de Itararé

A governadora Ana Júlia Carepa chegou a mandar um ofício indignado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), protestando contra projeto que retirava do Pará a prevalência de ser representado pela única estrela acima da faixa “Ordem e Progresso”, constante da Bandeira Brasileira.
Mas isso tudo, como vocês sabem, não passou de uma Batalha de Itararé, aquela que não houve.
De qualquer forma, e para registro, lei abaixo o teor do ofício da governadora.

--------------------------------------

Ofício nº 389/09-GG
Belém, 2 de julho de 2009.

ASSUNTO: Troca das Estrelas correspondentes ao Pará e ao Distrito Federal no Círculo Azul da Bandeira Nacional.

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, sirvo-me deste para manifestar meu protesto e indignação contra a decisão da Comissão de Justiça e de Cidadania do Senado Federal, que aprovou emenda ao Projeto de Lei nº 350/99, propondo a troca das Estrelas na Bandeira Nacional.
Como se fosse um símbolo criado aleatoriamente, sem guardar qualquer nexo com nossa história e tradições, simplesmente a Douta CCJ trocou a posição do Pará pela do Distrito Federal resultando dessa malsinada troca, dentre outras conseqüência desastrosas, uma aberração geográfica que desloca a Capital Federal para o Norte e o Pará sabe-se lá para qual Região. Aliás, há mais de um século que o meu querido Estado representa em nossa Bandeira a Estrela Solitária, situada acima da faixa branca que contém a inscrição "Ordem e Progresso".
Qualquer criança que freqüenta as séries iniciais de nossas escolas sabe disso e aprendem o porquê na medida em que, desde o século XIX, os livros didáticos ensinaram tais significados, o que só reforça a inutilidade e prejudicialidade de tal decisão.
Por fim, ressalto que não gostaria de acioná-lo com uma questão que deveria ser tratada estritamente no âmbito desse Poder. Porém, dada a importância do tema para o povo do Pará e para a história do Brasil, dirijo-me a Vossa Excelência, como governadora deste estado, para que encaminhe a rejeição da proposta em tela.
O povo do Pará lhe será grato.

Cordialmente,

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA
Governadora do Estado do Pará

10 comentários:

Anônimo disse...

Peodoai, Senhor. Ela não sabe o que faz. Nem o que diz.

Anônimo disse...

Provavelmente esta troca aconteceria por meio de ato secreto! Mas só por curiosidade a Governadora já encontrou uma boa explicação pro escândalo dos Kit's escolares?

Cláudio Teixeira

Anônimo disse...

PELO AMOR DE DEUS!!!! CADÊ A CASA CIVIL??? O Rasputy, depois de destruir politicamente a Donana, agora quer ridiculariza-la nacionalmente... Esse ofício deve ser o assunto "da hora" no cafezinho do Senado... Te livra dele, Donana... O prazo final é início de agosto. Depois não tem mais jeito...

Anônimo disse...

Todos os milhares de aspones da governadoras estariam assim tãão ocupados que não tinha um sobrando para investigar e evitar esse mico?
Hein seu Espaço?

Anônimo disse...

Além do mico de reclamar sem motivo, reparem no texto assinado pela Governadora. Parece extraido dos arquivos do bem-amado Odorico Paraguassú... Se tivessem vergonha na cara, no mínimo, isto era motivo para serem exonerados Chefe e Sub-chefe da Casa Civil, por terem levado esta aberração para a Governadora assinar, além do jumento do assessor que pariu esse texto cretino que, com sua divulgação, inseriu nossa Ana Júlia Carepa, a Carepinha, nos anais do anedotário político brasileiro. Nas horas vagas esses caras ainda implicam com o PMDB e mandam às favas o projeto de reeleição da Carepinha. Dá para entender??

Anônimo disse...

Sei que não valeu nada este oficio mas nota-se que se fosse por causa deste oficio que a estrela voltaria ao seu lugar estariamos frito! Que redação safadinha esta do Governo do Estado. O Jader e o Priante tem razão em dizer que este Governo so sabe mesmo é fazer fuxico.

Anônimo disse...

o TEXTO É MAL ESCRITO E NÂO FAZ JUSTIÇA A HISTÓRIA DA BANDEIRA BRASILEIRA. NO MINIMO A GOVERNADORIA DO ESTADO NÃO PODERIA EXPEDIR UM OFÍCIO DESTE TEOR COM AMEAÇAS AO PRESIDENTE DO SENADO. UM TEXTO MUITO POBRE DE CONTEÚDO HISTÓRICO , NÃO FAZENDO ALUSÃO A POSIÇÃO DA ESTRELA COMO SÍMBOLO DO ANTIGO ESTADO DO GRÃO PARA COMO SENTINELA DO nORTE E DEFENSOR DAS FROTREIRAS MAIS EXTREMAS DO PAIS.A BANDEIRA EXPRIME O PENSAMENTO MILITAR E NACIONALISTA DO PERIODO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. A GOVERNADORA DEVERIA DAR RESPOSTAS A QUESTÕES MAIS URGÊNTES COMO AS QUE ENVOLVEM A SEDUC AS QUAS O GOVERNO NÃO RESPONDE.

Anônimo disse...

A governadora agora parece querer aparecer em tudo. Até vestida de colete de mototaxistas apareceu. Não sabe nada este governo só sabem é fazer o Para passar por ridiculo .

Anônimo disse...

Para que escrever "sirvo-me deste" e "proposta em tela"?
Que coisa...!!!!! Nem para redigir a coisa dá certo?

É preciso avisar esse pessoal que pelo novo acordo ortográfico não se usa mais trema, salvo raríssimas exceções, mas que não foi o caso!

O Executivo Paraense será o último a adotar as regras do acordo? Ah! Foi uma estratégia gráfica para justificar que a estrela merece ficar onde está, para fazer analogia com a história paraense?

Me poupem....

Anônimo disse...

A do trema é, mesmo, de última. Tinha que ser daqui mesmo a besteira.

Correspondência parecida deveria ter sido mandada para o Presidente da CBF, Dr. Ricardo Teixeira, que não deixou o Pará um último, mas sim fora da Copa.... Haja coca-cola....