quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dia Internacional do Homem não tem comemoração

No AMAZÔNIA:

Eles não são lembrados pelas grandes lojas, não recebem homenagem dos filhos e, muito menos, das namoradas. Os homens, apesar de terem um dia dedicado especialmente a eles, na maioria das vezes deixam a data passar em branco. Sem o apelo comercial do Dia Internacional de Mulher, 15 de julho é um dia como outro qualquer para grande parte da população. A data foi criada há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, com o apoio da Organização das Nações Unidas em Viena, na Áustria, mas ainda não conseguiu atenção nos grandes centros urbanos.
Conquistas - Mesmo sem queimar sutiãs em praças públicas, eles já conseguiram algumas conquistas nos últimos anos. Entre elas, se beneficiar de uma lei para proteger as mulheres, como a Maria da Penha. O caso aconteceu em Cuiabá (MT), no final do ano passado, quando um juiz determinou medidas protetivas a um homem que sofre ameaças constantes da ex-companheira depois do fim do relacionamento. A ré deve evitar se aproximar do ex-marido a uma distância inferior a 500 metros, principalmente na sua residência e local de trabalho. E não deve manter contato com ele nem por telefone e e-mail. Caso ela não cumpra a decisão, poderá ser enquadrada pelo crime de desobediência, podendo chegar a ser presa.
O casamento gay não deve ser descartado. Também no ano passado, os holandeses Peter-jan e Aad, que viviam na França, conseguiram se casar. Outra conquista foi a guarda compartilhada dos filhos. O que antes era praticamente uma exclusividade feminina, agora também beneficia os homens. Desde maio de 2008, os pais têm direito a dividir a companhia das crianças com as mães de forma igual.
Homenagem - No Pará, são poucas as empresas que lembram do Dia do Homem. Uma delas é a Albras. Há sete anos, a assistente social Jane Hassegawa implementou a data no calendário de programações da empresa. O objetivo foi, principalmente, valorizar o trabalho o papel dos homens na sociedade, que ocupam 98% do quadro de funcionários da empresa. Este ano, por causa da crise financeira mundial, eles só receberam um encarte em homenagem ao dia 15 de julho no boletim informativo da empresa.

Nenhum comentário: