Do Contas Abertas:
O Ministério Público Federal no Distrito Federal acionou a Justiça, neste mês, para recuperar R$ 757,8 mil pagos à agência de publicidade Duda Mendonça e Associados (DM&AP), contratada em 2003 para realizar serviços de publicidade para o governo federal. De acordo com o documento, proposto pela procuradora Raquel Branquinho, o dinheiro foi pago "indevidamente" à empresa de Duda Mendonça. O montante, no entanto, representa apenas 6% do que a agência recebeu neste ano do governo federal (R$ 16 milhões) e é 17 vezes inferior ao valor repassado à agência desde 2004.
Nos últimos seis anos, a empresa do publicitário e marqueteiro político Duda Mendonça, envolvido nas investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios no Congresso e acusado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar denúncias do "mensalão", recebeu mais de R$ 150 milhões da União (veja a tabela). Esse valor foi utilizado para financiamentos de campanhas publicitárias, em geral de utilidade pública, e para pagamento de serviços prestados pela empresa DM&AP.
Este ano, foram pagos à Duda Propaganda R$ 16 milhões por campanhas realizadas para o Ministério da Saúde (MS). O contrato entre a agência publicitária e o ministério foi firmado em abril de 2005, mediante processo licitatório, e foi prorrogado até abril de 2009, segundo explica a assessoria do órgão. Do montante pago em 2009, R$ 12 milhões referem-se a restos a pagar (dívidas de anos anteriores) e R$ 4 milhões por campanhas realizadas este ano (veja tabela). Segundo o MS, a agência ainda deve receber mais R$ 1,3 milhão referente a campanhas executadas em 2008, cujas notas fiscais ainda não foram entregues ao ministério.
Levantamento sobre a prestação de serviços da DM&AP para a União, nos últimos anos, mostra que os escândalos envolvendo os diretores da empresa prejudicaram o faturamento decorrentes de campanhas publicitárias para o governo federal. Em 2004, foram transferidos R$ 63,5 milhões para a conta da agência, enquanto no ano passado foram pagos R$ 12 milhões por custos de mídia com rádio, jornal, televisão e outros – quase seis vezes menos.
Para se ter idéia do prestígio de Duda Mendonça junto ao governo federal em anos anteriores, basta observar que os serviços de publicidade e propaganda prestados pela DM&AP somavam 52% do total de campanhas de utilidade pública gastos em todo o ano de 2004. No ano passado, essa proporção foi reduzida a 5%. Neste ano, as transferências para a agência de Duda Mendonça voltaram a subir e já representam 29% dos gastos da União com publicidade de utilidade pública (veja a tabela).
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