domingo, 5 de abril de 2009

Me tira o tubo! Ou The man

No Flanar, sob o título acima, em postagem de Yúdice Andrade:

"O destino aprontou uma trapaça com o general. Colega de João Figueiredo no Rio Grande do Sul, ele bateu o carro em que viajava justamente no dia em que seu grande amigo tomava posse na Presidência. O general gaúcho então entrou em coma e permaneceu desacordado durante mais de seis anos (...). Enfraquecido, ligado a aparelhos por tubos e sondas, o general lentamente descobre que o país mudou e seu amigo não é mais presidente. 'Me tira o tubo', diz ele, perplexo. 'Então eu não vou aproveitar nada?' O médico lhe diz que o presidente se chama José Sarney. 'Quem é esse general que eu não conheço? Ele não é da minha turma.' Ao receber a notícia de que Sarney é civil, o general repete o bordão: 'Me tira o tubo, me tira o tubo'."
Esse é o primeiro parágrafo de uma antiquíssima reportagem que encontrei, escaneada, na Internet. Antiga mesmo, pois se refere ao dia em que Jô Soares estreou seu novo personagem – o "amigo do João" – como "segunda-feira passada".
Eu me recordo vagamente do quadro, pois era muito criança. Mesmo sem entender o contexto, achava divertidíssimo quando o doente tentava arrancar os tubos. E já conseguia compreender que, ao final, quando ele dizia "então me deixa o tubo", isso significava que o país continuava a bandalheira de sempre.
A primeira coisa em que pensei, ontem, ao ver um pedacinho do noticiário, foi no "amigo do João". Aliás, eu imaginei a mim mesmo saindo de um coma de anos e sabendo que Lula, presidente da República, é "o cara", o "político mais influente do mundo", nas palavras do presidente dos Estados Unidos, por sinal um negro. E que além disso se cogita a possibilidade de o Brasil emprestar dinheiro para o FMI. Então eu grito:
– Me tira o tubo! Me tira o tubo!
É quando o médico, experiente, me apresenta os jornais com as últimas notícias do Congresso Nacional e de Belém, destacando a questão da saúde. Aí eu, aliviado, relaxo e, abrindo um sorriso cínico, digo:
– Então me deixa o tubo...

3 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Obrigado pelo destaque. Um abraço.

Poster disse...

Não há de quê!
Abs.

Anônimo disse...

curti!
estava procurando um video com esse personagem...
[]