No AMAZÔNIA:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), antigo Cefet, realizou ontem a prova do 1º Processo Seletivo para os Cursos Superiores 2009. Dos 7.702 inscritos, exatos 937 (cerca de 12%), faltaram. A prova foi realizada dentro da normalidade, exceto pela descoberta de uma pequena cola com fórmulas de funções químicas, encontrada por um fiscal dentro de um banheiro. Ninguém foi pego e a cola foi considerada insignificante em relação à prova de 60 questões e uma redação, com seis questões de Química mas nenhuma que pudesse ser resolvida com o uso da cola.
Dois candidatos se sentiram mal no meio da manhã e receberam atendimento de saúde. Dos 3 concorrentes cegos que pediram para fazer a prova em braile, apenas um compareceu. Um grupo de candidatos com baixa visão também fez a prova separadamente, com a fonte dos textos aumentada e o auxílio de ledores, em caso de necessidade.
Uma mulher fez a prova ao lado do filho porque ainda está amamentando. Ela foi uma das primeiras a terminar, saindo com cerca de uma hora do inicio da prova.
A coordenação do vestibular do IFPA estima que o resultado deverá sair somente no inicio do mês de março por conta da correção das redações.
Para a prova de Redação, o IFPA ofereceu aos candidatos dois textos que tratam sobre violência na escola. Um texto foi 'Bullying na Escola e na Vida', de Rosana Maria César Del Picchia, de Araújo Nogueira e Kátia A Kühn Chedid, que aponta como consequências da violência moral na escola a baixa autoestima e a insegurança das crianças e adolescentes. O segundo texto foi 'Conto na Escola', de Machado de Assis, que mostra a forma tradicional do uso da palmatória para castigar os alunos. Os candidatos podiam fazer uma dissertação ou um relato, até ficcional, de 20 a 30 linhas, baseados nos textos.
As questões de maior peso são as 6 de língua portuguesa, com 2,5, e as 6 de matemática, com peso 2. 'Foi um tema muito atual e os pesos maiores são em função de que a maioria dos cursos do instituto envolve cálculos e nós exigimos o domínio da língua portuguesa', ressaltou o professor Adjair Corrêa, coordenador do vestibular do IFPA.
8 comentários:
Sugiro ao coordenador do vestibular ao IFPA, que não só divulgue na pagina do IFPA a relação dos aprovados, mas tambem a dos não classificados com as respectivas notas das provas objetiva e da redação. Como a UNAMA divulga em sua página(pois lá não deixa dúvida a nenhum candidato.
Sem mais..........
Sugiro que haja no site do IFPA as notas máximas e mínimas dos aprovados nos outros processos seletivos superiores realizados anteriormente, visto que assim, os candidatos terão maior noção se a pontuação que estimam ter no processo estará de acordo com o necessário para ser aprovado.
Sugiro ao coordenador do vestibular da IFPA divulgue o resultado dos aprovados não somente no site da IFPA,mas também pela rádio!É muito emocionante escutar o nome de que foi aprovado.
gostaria de pedir-lhe que o resultado não seja apenas divulgado na internet, o rádio poderia ser utilizado além da divulgação como um meio de valorização da universidade
Gostaria de pedir ao coordenador da IFPA,que divulgasse na internet a data certa de quando sairá resultado dos aprovados no processo seletivo dessa universidade.
Concordo que o resultado seja divulgado também no rádio, pois, é realmente mais emocionante ouvir nosso nome e o da intituição.
Gostaria de pedir ao coordenador do IFPA que nos próximos vestibulares,o listão seja divulgado na rádio e não apenas na internet.Passei no curso de Pedagogia e adoraria ter escutado meu nome através da rádio.
Sem mais.Despeço-me.
Gostaria de pedir ao coordernador do ifpa que no vestibular de 2012 o listão dos aprovados seja divulgado em todos os meios de comunicação .
Postar um comentário