No AMAZÔNIA:
A comunidade católica de Marituba comemorou na manhã de ontem o 46º Círio de Nossa Senhora de Lourdes, intitulado 'Com Maria, Semearemos a Paz e a Justiça'. Dezenas fiéis partiram da Paróquia de Nossa Senhora de Luz em direção à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro da Colônia, em Marituba. Durante o percurso, que durou aproximadamente três horas sob um tempo nublado, inúmeras manifestações de fé e homenagens marcaram a passagem da imagem peregrina.
Segundo o pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Gilson Bertamoni, esta é primeira das nove atividades religiosas que estão previstas no calendário da comunidade católica de Marituba para 2009. 'Nós temos aqui no bairro da Colônia nove comunidades, sendo que a matriz é de Nossa Senhora de Nazaré por ser a mais antiga, tendo sido criada em 1942. Ao longo do ano, cada comunidade terá um Círio: São José, Nossa Senhora da Paz, Santa Luzia, Nossa Senhora de Nazaré e demais', afirmou.
O pároco observou que o número de fiéis acompanhando a procissão foi menor, se comparado com o ano passado. Contudo, isso não tirou o brilho da festividade.
'Estamos desde a última segunda-feira desenvolvendo atividades ligadas ao Círio. Ontem, por exemplo, tivemos a trasladação, onde dezenas de famílias puderam participar. Até o dia 15 vamos ter uma programação bastante especial', declara. 'Este é um momento que deve ser aproveitado ao máximo, afinal, é um alimento espiritual que está sendo entregue aqui', completou. A aposentada Maria Pires,76, participou de todo o percurso. 'Tenho saúde, e isso vale mais que todas as outras coisas. Além disso, consegui uma casa em Marituba, um lugar tranquilo, graças à Nossa Senhora', lembra. Para Maria de Lourdes da Conceição, 68, as dádivas vieram através da cura de uma doença nos rins. 'Na hora da minha operação passei muito mal, os médicos achavam que eu não ia me recuperar. Mas eu estava consciente, e pedi com toda força à Nossa Senhora. Não deu outra: em pouco tempo fui curada e hoje vim agradecer', contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário