sábado, 21 de fevereiro de 2009

Defesa Civil em Alerta

No AMAZÔNIA:

Os municípios de Santarém, no Baixo Amazonas, Itaituba e Marabá, no Sudeste do Pará, entraram no sistema de monitoramento da Defesa Civil do Estado por correrem risco de alagamento. As chuvas e enxurradas nessas regiões já castigam as cidades de Parauapebas e Nova Ipixuna, que decretou Situação de Emergência. 'Nossa preocupação é porque estamos em um período de muitas chuvas e essas são cidades que tradicionalmente sofrem com alagamentos. Mas, até agora, está tudo sobre controle', afirmou o major Marcus Norat, coordenador adjunto da Defesa Civil no Pará.
O risco maior, por enquanto, está em Santarém. O município já atingiu 6 pontos na cota de alerta da defesa civil. Segundo Norat, se chegar a 6,24 as equipes municipais devem começar a mobilização para alertar os moradores. Em Marabá, a cota de alerta é de 10 pontos e a cidade já atingiu 8,24. Os números, de acordo com o major, estão dentro da média registrada nos últimos anos. 'Até agora, estamos dentro da média e, em alguns casos, até abaixo das cotas atingidas em anos anteriores', explicou.
Em Parauapebas, onde as chuvas intensas provocam alagamentos e enxurradas, pelo menos 400 pessoas estão desalojadas e outras 279 estão desabrigadas. Apesar da situação, o município ainda não decretou Situação de Emergência, o que só corre quando a cidade esgota sua capacidade de atender a população. É o que já acontece em Nova Ipixuna, onde as chuvas também deixaram centenas de desabrigados. 'Lá, devido ao grande número de casas de madeira nas áreas atingidas, a situação é mais grave', explica. A Defesa Civil do Estado, que deve enviar colchões e cestas básicas para os desabrigados do município.
Carnaval - A Defesa Civil também fez um alerta para quem vai passar o feriado de Carnaval nas praias do Estado. Em Salinas e Mosqueiro, dois dos balneários mais procurados nessa época do ano, a previsão de maior maré é para a noite de terça-feira, às 19 horas, em Salinas, e às 22h54, em Mosqueiro. Como a previsão é de chuva em boa parte do Estado durante o feriado, a maré pode subir ainda mais. 'Estamos chamando atenção das pessoas para que fiquem alerta. Principalmente, em Salinas, onde muitos banhistas têm o habito de colocar o carro na areia', afirmou Norat. Em Belém, a maré mais elevada também ocorre na terça-feira, mas às 23 horas. A previsão também é de chuva e templo nublado na capital durante boa parte do feriado.

Nenhum comentário: