No AMAZÔNIA:
Devotos de Nossa Senhora do Ó participam amanhã de mais um Círio de Mosqueiro. Será 140º edição, que este ano terá o tema: 'Como discípulos missionários de Maria aprendemos a promover e defender a vida'. A procissão é uma das mais tradicionais do Estado e deve reunir milhares de fiéis percorrendo as principais ruas da Ilha.
Ontem, a Igreja Matriz de Mosqueiro recebeu um mutirão de limpeza. A programação também contou com missa, às 18 horas, seguida do traslado da Imagem até a ilha do Caruaru, onde hoje será realizado o Círio Fluvial.
Hoje à noite está prevista a missa da transladação, a partir das 18 horas, que segue da Igreja Matriz à Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado. Amanhã, no dia do Círio de Nossa Senhora do Ó, às 7h os peregrinos participam de uma missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta, com os devotos partindo, em seguida, da Igreja Sagrado Coração de Jesus em direção à igreja matriz.
De acordo com uma das organizadoras do Círio deste ano em Mosqueiro, Irmã Raimunda Azevedo, cerca de 50 mil pessoas são esperadas na procissão deste ano. O Círio terá uma novidade na imagem de Nossa Senhora do Ó. 'Este ano foi mandado reproduzir uma imagem de Nossa Senhora gestante, assim como ela se apresenta.
A esperança de defender a vida é o principal motivo desta imagem de nossa Senhora grávida do menino Jesus. Aproximar a Mãe de Jesus do povo é a nossa intenção desde o tema do círio', explica.
Assim como acontece em umas das maiores procissões religiosas do mundo, a de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, a ilha de Mosqueiro também se enche de homenagens à sua padroeira, incluindo no roteiro de devoção as procissões das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, dos motoqueiros, corrida do Círio, romaria dos carroceiros; romaria fluvial, romaria jovem, Círio das crianças e a procissão luminosa, que finaliza as festividades no penúltimo domingo de dezembro.
A programação do Círio de Nossa Senhora do Ó se estende até o dia 21 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário