segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Cultivo de maconha tem municípios-pólo no nordeste do Pará

No AMAZÔNIA:

Cachoeira do Piriá, Viseu, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá, no nordeste paraense, são apontados como pólos de cultivo de maconha. A região, próxima à divisa com o Maranhão, é a maior área de produção da droga do Estado. A ligação com os outros estados, a partir de Cachoeira do Piriá, era alvo de investigações das três polícias há meses, segundo o delegado João Bosco, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da DRCO, a operação foi deflagrada por conta do montante de denúncias e apreensões ligadas ao cultivo e tráfico de maconha no extremo nordeste paraense.
Oitenta porcento do entorpecente apreendido foi queimado no local, enquanto que o restante - quase meia tonelada de maconha tratada e pura - foi encaminhado à Divisão de Repressão do Crime Organizado (DRCO), em Belém.
Na base montada em Nova Esperança do Piriá e Garrafão do Norte, a operação conseguiu destruir dez plantações que continham cerca de 55 mil pés de maconha, além de 120 kg que já estavam prensados, empacotados e prontos para a comercialização. A outra base da operação, em Cachoeira do Piriá, na fronteira do Pará com o Maranhão, foram destruídas 31 plantações e 177 mil pés da droga.

Nenhum comentário: