sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Arcebispo critica violência

No AMAZÔNIA:

Para os católicos, o dia 25 de dezembro é o ponto máximo das celebrações do Natal, por isso em muitas igrejas o dia foi dedicado a celebração de missas. A tradicional igreja do Carmo, localizada no bairro da Cidade Velha, celebrou missas em três horários diferentes: a primeira às sete horas da manhã, a segunda às nove e a última às 19 horas, sendo esta celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani Tempesta. A missa especial de Natal começou às 19 horas e terminou às 21 horas. Além do arcebispo, estiveram presentes o missionário Luiz Mosconel e o pároco da igreja, padre José Gonçalo.
Além de lembrar aos presentes sobre o verdadeiro sentido do Natal, durante a homília o arcebispo destacou o problema da violência crescente nas ruas e nas casas da cidade. Lembrando o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: 'Fraternidade e defesa da vida’ , o arcebispo lamentou o que, aos seus olhos, tem sido a 'desvalorização da vida', visto o crescente número de crimes que têm tirado a vida de pessoas inocentes. Tempesta também se entristeceu ao falar que os crimes não ocorrem somente na rua, mas muitas vezes no seio familiar. Dom Orani disse aos fiéis que 'a violência é um problema que deve ser resolvido de dentro para fora. Somente a partir de uma mudança interna é que conseguiremos combater e derrotar esse mal', ressaltou.
Ele também lamentou o fato da véspera de Natal ser uma das noites mais violentas do ano. 'Infelizmente, para muitas pessoas, o Natal é apenas mais um feriado em que se fica sem trabalhar e por isso uma excelente oportunidade para beber. Quando, na verdade, eles deveriam estar em casa com a família celebrando o Natal de maneira cristã', repreendeu.Tempesta falou também sobre os exemplos deixados por Cristo e que devem ser praticados sempre e não apenas no dia que lembra o Seu nascimento.
'O Natal é uma das festas mais importantes da Igreja Católica. Celebramos a vinda de Deus que em Sua infinita bondade e misericórdia vei morar entre nós para nos salvar. Devemos lembrar sempre desse exemplo de bondade e de seu significado: Cristo veio até nós dizer que somos amados por Deus. Não podemos esquecer disso. Devemos ter o amor de Cristo em nossas mentes e nossos corações e colocar em prática a palavra de amor que o evangelho nos ensina', afirmou Dom Orani Tempesta.
A administradora de empresas Leonor Gomes, deixou a igreja do Carmo emocionada após assistir a missa de Natal. Com os olhos marejados ela disse que o sermão do arcebispo a tocou de uma maneira muito especial quando Tempesta falou sobre a violência em Belém. 'Recentemente eu perdi duas pessoas muito queridas vítimas da violência. Uma delas foi o médico cardiologista Salvador Nahmias, com quem eu me consultava, outra foi um amigo muito próximo e querido, o Emerson. Realmente a violência está tomando conta de nossa cidade e nós, como cristãos precisamos fazer alguma coisa para que esse problema tenha um fim', disse Leonor.

Nenhum comentário: