sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Você confia na urna eletrônica?

O nosso sistema eleitoral, desenhado pelas elites políticas dominantes, é dotado de uma série de perversidades e rituais, a exemplo das pesquisas eleitorais antecipadas, muitas vezes utilizadas pela mídia para influenciar os resultados de eleições. Diante da inexistência de uma tecnologia segura não se sabe por que no Brasil a classe política adotou as urnas eletrônicas, que têm servido para reforçar o poder da Justiça eleitoral em detrimento de uma redução da cidadania, uma vez que não há mais um controle do ato de votar pelo próprio eleitor. Ademais, a venda de votos parece ser um ato mais importante do que o ato de votar.

Esse é o trecho de um artigo – excelente – de José Rodrigues Filho, que já atuou como pesquisador nas Universidades de Harvard e Johns Hopkins e atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba. A íntegra do texto está disponível no site Congresso em Foco.
Nem a propósito, o deputado federal Gerson Peres (PP-PA) apresentou na Câmara requerimento propondo audiência pública que deverá discutir sobre a vulnerabilidade das urnas eletrônicas.

Nenhum comentário: