segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vitória de Kassab fortalece Serra e PMDB cresce no País

Na FOLHA DE S.PAULO:

COM 60,72% dos votos válidos, o democrata Gilberto Kassab, 48, tornou-se ontem o primeiro prefeito de São Paulo a se reeleger nas urnas. Ele é o 17º prefeito eleito por voto direto na história da cidade e o 50º a ocupar o cargo no período republicano.
Essa foi a primeira eleição majoritária da qual Kassab -que teve o maior percentual de votos válidos do segundo turno- participou. Ele assumiu a prefeitura em 2006, após a saída de José Serra (PSDB) para concorrer ao posto de governador do Estado.
Kassab teve 3.790.558 votos, superando a votação de Serra em 2004 em cerca de 460 mil votos. O sucesso do democrata é também uma vitória política de Serra. Já Marta Suplicy (PT), que terminou com 39,28% dos votos válidos, perdeu cerca de 287 mil votos na comparação com seu próprio resultado em 2004, quando também foi derrotada.
O PMDB foi o grande vencedor do segundo turno, com sucesso em quatro capitais, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Rio -onde Fernando Gabeira (PV) foi vencido por Eduardo Paes por pouco mais de 50 mil votos. O PT não venceu em capitais, mas conquistou importantes cidades paulistas, como São Bernardo, Guarulhos e Mauá. Em BH, a chapa apoiada petistas e tucanos foi a vencedora. Nas 30 cidades com segundo turno, 27 milhões de eleitores foram às urnas. A taxa média de abstenções ficou em 17%.

Nenhum comentário: