domingo, 5 de outubro de 2008

TRE faz simulação final

No AMAZÔNIA:

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu ontem a última simulação da apuração das urnas eleitorais antes do pleito de hoje. Das onze zonas eleitorais, dez estarão concentradas no Hangar Centro de Convenções. A outra funcionará na Escola Estadual Avertano Rocha, em Icoaraci.
'Vários testes já foram realizados no TRE. Este, na verdade, é o primeiro e o último no local da apuração. Como é a primeira vez que esta apuração está sendo centralizada é preciso fazer todos os ajustes para garantir o pleno funcionamento do sistema no dia da eleição. E até agora está tudo sob controle', avaliou o assessor de planejamento do TRE e coordenador da apuração no Hangar, Marcelo Aguillar.
Dentre as novidades da apuração desta eleição está a criação de centrais de recebimento e transmissão de resultado das seções eleitorais, de apuração eletrônica e de recuperação de dados, o que dará facilidade de transporte para a entrega de material das seções eleitorais, a possibilidade de instalação de uma linha de comunicação de dados para a transmissão de resultados ao TRE, além de maior segurança ao trabalho de apuração.
No local também serão disponibilizadas áreas de circulação para fiscais de partido e candidatos, área de armazenamento de urnas recolhidas, setor médico, sala da Presidência, sala VIP, sala da Comissão Totalizadora, sala de Imprensa e de entrevistas.
De acordo com Aguillar o processo de apuração está dividido em quatro fases. A primeira ficará responsável pela leitura dos códigos, a segunda pela abertura dos envelopes com os disquetes, a terceira pela transmissão dos dados e a última pela entrega deste material, ordenado por cores, às respectivas zonas eleitorais para apuração.
Ao todo 69 profissionais estarão envolvidos neste processo. Destes, cinco são coordenadores. Uma outra Junta de Fiscalização, presidida pela juíza Eva do Amaral Coelho, ficará responsável pela coordenação dos trabalhos.
Em Ananindeua, as zonas 43 e 72 também vão realizar apuração centralizada, mas com uma estrutura menor do que a realizada no Hangar. Os trabalhos estarão concentrados no campus da Universidade da Amazônia (Unama) da rodovia BR-316, e compreenderão a apuração de Ananindeua e Marituba.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber como ficara os eleitores de marituba que nao consiquiram votar pela faltas de energia e urnas ipugnadas