domingo, 5 de outubro de 2008

Guarda precisa de devoção e preparo

No AMAZÔNIA:

Conduta irrepreensível e bom testemunho são duas características exigidas dos cerca de 1.200 homens filiados à Guarda da Nossa Senhora de Nazaré. Além de toda a devoção e o preparo espiritual, todos eles passaram por três meses de treinamento antes de chegarem à condição de guardas. E mesmo depois de integrar a organização, há reuniões periódicas entre os grupos, como preparação específica para as procissões das quais participarão.
Cada grupo da guarda tem uma tarefa específica. Os novatos são colocados como 'freio' da berlinda, no dia da grande procissão, enquanto que há grupos divididos nas estações, pelo percurso e na entrada da Praça Santuário. Em todas as solenidades prévias, uma parte do efetivo é destacada para organizar solenidades e zelar pela segurança dos fiéis.
Quando requisitada por outras paróquias, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré pode prestar os serviços solicitados, desde que tenha disponibilidade e autorização do presidente ou da Diretoria da Guarda.
Para Raimundo Nonato de Castro, 85 anos, um dos fundadores da guarda, a principal característica exigida é obediência. De outra forma, a guarda seria apenas um grupo de pessoas mais atrapalhando do que ajudando, diz Nonato. 'O maior desafio é fazer a procissão ter um movimento único. Isso só é possível se cada um tiver consciência do papel que está desenvolvendo', afirma o atual diretor da Guarda da Nossa Senhora de Nazaré.

Nenhum comentário: