Continua empatada a eleição para prefeito de Ananindeua. Helder Barbalho (PMDB), o prefeito candidato à reeleição, e o deputado estadual Manoel Pioneiro (PSDB) vão travar uma disputa que tem tudo para ser equilibradíssima.
Confirmando inteiramente o que o Espaço Aberto adiantara bem no início da tarde de ontem – de que o Ibope havia concluído nova pesquisa de intenções de voto em Ananindeua -, o Diário do Pará publicou o levantamento em sua edição de domingo, que chegou às ruas no finalzinho da tarde de sábado.
E o jornal, desta vez, redimiu-se de algumas omissões em que incorreu em sua edição de domingo passado, quando publicou sondagem do Ibope também sobre o pleito em Ananindeua.
Redimiu-se de algumas omissões, mas não de todas, vale ressaltar.
O Diário voltou a não mencionar o fato – clamoroso, evidente, objetivo, matemático, que desponta dos próprios números expostos em suas páginas – de que Helder, com 46% das intenções de voto, e Pioneiro, com 39%, estão empatados tecnicamente, porque a margem de erro é de quatro pontos percentuais, o que leva o peemedebista a oscilar na faixa dos 42% a 50% e o tucano, na faixa dos 35% a 43%. Além deles, aparecem os candidatos Muca (PV), com 3%; Rosilene Souza (PTB), com 2%, e Professor Antônio Carlos (PSOL), com 1%.
Mas o Diário acerta, por exemplo, em sua manchete: “Eleição em Ananindeua – Ibope: Helder vence o 1º turno”. A letra “o” – artigo definido, masculino, singular – faz muito sentido em relação à manchete da edição passada: “Helder vence no 1º turno”. Com isso, o próprio jornal, ao que parece, se rende à evidência de que o candidato de sua preferência pode vencer, de fato, o primeiro turno, mas existe a forte possibilidade de realização de um segundo turno.
E aqui está o segundo acerto do Diário, reparando grave omissão em relação à edição anterior: muito embora escondida lá pelo meio do texto – mas inexistente em qualquer dos gráficos destacados pelo jornal - encontra-se a referência a uma simulação de segundo turno entre os dois candidatos, situação completamente omitida na edição de domingo passado. Desta vez, segundo o Diário, o Ibope apontaria um resultado de 49% a 42%, o que também apontaria um empate técnico em eventual segunda rodada de votação.
E existe situação das mais relevantes, que o jornal Diário do Pará poderia explorar, mas não explorou. Trata-se da quantidade de indecisos, que estão na casa dos 5%, contingente capaz de decidir sozinho a eleição, que está tecnicamente empatada.
Pela tendência das últimas semanas e pelos números expostos nas páginas do próprio Diário, a eleição em Ananindeua, para usar expressão muito própria do futebol, só será decidida nos acréscimos da prorrogação.
Um comentário:
Acessei o link do diário do pará neste 06/10 as 11:13h, que deu vistoria já no primeiro turno a o candidato helder barbalho, baseado em informações extra-oficiais...
No mínimo e um ato inresponsável estampar em jornal de grade circulação tal notícia sem ter os dados oficiais. Vai que os dados oficiais apontam para a realização de 2º turno...Aí o jornal perde totalmente a credibilidade e o povo coitado ficará sem entender...
"Não cantes vitória antes do tempo".
Veja a reportagem na integra no link:
http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=5890
Postar um comentário