No AMAZÔNIA:
Com um custo estimado em R$ 1,7 milhão, o Círio 2008 vai ser o mais caro da história. O orçamento da festa foi divulgado, ontem de manhã, pela Diretoria da Festa de Nazaré e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As despesas dizem respeito a itens como donativos, evangelização, ornamentação e marketing e ultrapassaram o valor gasto no ano passado - R$ 1,3 milhão - em 24,46%.
Esse valor não inclui os R$ 640 mil gastos com arcos, loja e sonorização da Basílica, que, de acordo com o Dieese, ficaram fora do orçamento padrão por serem considerados de natureza fixa, ou seja, não terão novas inserções em orçamentos futuros, a não ser por manutenção ou ampliação. As duas maiores despesas foram com donativos (R$ 600 mil), que são repasses feitos à Paróquia de Nazaré, Congregação, Arquidiocese e Fundação Nazaré, e evangelização (R$ 235,4 mil) que, juntas, representaram 48,52% do orçamento do Círio. Em seguida vem marketing (R$ 235 mil) e decoração (R$ 177 mil).
Segundo o Dieese, nenhum dos itens pesquisados apresentou queda, mas dois não sofreram alterações orçamentárias. Foram as despesas com promoções e fogos e com a Basílica (manutenção, pintura, iluminação e reparos diversos). A maior elevação foi das despesas com medalhas e fotos, que passou de R$ 4 mil, em 2007, para R$ 30 mil, este ano. Um aumento de 650%.
De um modo geral, os custos orçamentários de cada item do Círio têm sofrido impactos inflacionários que tornam a festa mais onerosa a cada ano. Algumas despesas ficaram acima da inflação dos últimos 12 meses, que é de 7,5%.
Em contrapartida, o Círio deve injetar R$ 550 milhões na economia paraense. A festa movimenta praticamente todos os setores produtivos. Principalmente comércio, indústria, serviços e turismos. A estimativa é que 2 milhões de pessoas participem da festividade este ano. O número de turistas, segundo a Paratur, deve crescer algo em torno de 3,5%. No ano passado foram pouco mais de 65 mil. Esse ano, a expectativa é para mais de 66 mil visitantes, que devem gastar mais também. Em 2007, os turistas deixaram S$ 23 milhões em Belém. Agora em 2008, devem gastar aproximadamente R$ 24. O que representa um aumento de 4,34%. De acordo com o Dieese, em Belém, o nível de consumo do Círio perde apenas para o Natal.
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