quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Estiagem ainda atinge ilha do Marajó

No AMAZÔNIA:

Há quase quatro meses o período de estiagem castiga os moradores do Marajó. A situação é ainda mais preocupante na porção leste da ilha, nos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. A estiagem que acontece todos os anos neste período foi agravada em 2009 pelo fenômeno El Niño. A Defesa Civil do Estado concluiu, na tarde de ontem, um relatório com os principais problemas enfrentados pelos moradores da ilha.
O coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, major Norat, explicou que a situação não chega a se caracterizar como de calamidade pública, mas que, apesar dos esforços das prefeituras, foi necessário o apoio do Estado. Na tarde de ontem, a Defesa Civil enviou 500 filtros de água para Santa Cruz do Arari e 200 para Cachoeira do Arari. 'Estes filtros faziam parte do estoque estratégico da Defesa Civil e devem contribuir para a redução da incidência de contaminação', explicou. O próximo passo, segundo o coordenador, será viabilizar a ida de um carro-pipa para os locais mais atingidos pela estiagem. Ele disse que já foram solicitados estudos para a construção de poços artesianos na região.
De acordo com o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) Rodrigo Braga, todo ano a estiagem no Marajó é forte na porção leste da Ilha. 'Porém, neste ano estamos sofrendo a influência do fenômeno El Niño. O El Niño é o aquecimento anormal das águas superficiais do oceano pacífico equatorial, o qual provocou alterações significativas na circulação atmosférica, com subsidência em grande escala que resultou em inibição no processo de formação de nuvens e consequente diminuição no volume de chuvas não só no Marajó, como também em grande parte do Pará', esclarece. De acordo com ele. As regiões Norte e Nordeste, Oeste e a região do Baixo Amazonas também sofreram a influência do fenômeno.
Ele informa que as chuvas que começaram a cair no Oeste na porção Sul do Marajó estão conforme os prognósticos. Já na região leste, os índices pluviométricos foram abaixo do esperado: 'Em Soure, as informações meteorológicas indicam que nesse mês de dezembro só tivemos dois dias com chuvas, que não totalizaram 3 mm, bem longe da média que fica entre 170-180 mm para o mês de dezembro'.

Nenhum comentário: