terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Matador de padre morre após fuga

No AMAZÔNIA:

Cássio Adriano de Jesus Figueiredo, condenado no ano passado pelo assassinato do padre alemão Wolfjoang Johnnes Shermann, foi encontrado morto no município de Santa Izabel, na tarde de ontem. Ele outros oito presos haviam escapado, no sábado, da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, localizada no Complexo de Americano, também em Santa Izabel. Os demais continuam foragidos.
Na manhã de sábado, os nove presos fugiram da colônia sem dificuldades, uma vez que o local, para condenados a regime semiaberto, não tem barreiras ou muros. Na tarde de ontem, o corpo de Cássio Adriano foi encontrado no açude da fazenda Tropical. A suspeita inicial é que ele tenha se afogado. O cadáver foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal. A perícia vai confirmar a causa da morte.
Garoto de programa, Cássio foi condenado em setembro de 2008 a oito anos de prisão, pena cumprida desde o início no regime semiaberto. Ele confessou ter matado a facadas o padre Wolfjoang, 35 anos, no bairro do Umarizal.
Julgamento - O julgamento que levou à condenação de Cássio durou mais de dez horas e foi presidido pelo juiz Marcos Alan de Melo Gomes. Os jurados acolheram parcialmente a acusação, sustentada pelo promotor de justiça Miguel Baia, e rejeitaram a tese de legítima defesa defendida pelo advogado Raimundo Pereira Cavalcante. A outra tese da defesa, de homicídio privilegiado, que conta para efeito de redução da pena foi acatada pelos jurados. A qualificadora sustentada pelo representante do Ministério Público, de que o crime foi praticado através de meio cruel, causando 'grande sofrimento à vítima', também foi reconhecida pelo Conselho de Sentença.
Sete pessoas foram ouvidas, no Fórum Criminal da Capital, dentre as quais dois policiais militares, um policial civil além dos três peritos e um morador do prédio onde a vítima morava. No começo da noite Cássio foi interrogado e manteve a versão de que agiu em legítima defesa, e que teria sido o padre a lhe ameaçar com uma faca, após o réu ter se recusado a manter relações sexuais com o religioso.
Miguel BaÍa, o primeiro a se manifestar da tribuna para sustentar a acusação, considerou que os depoimentos foram esclarecedores no sentido de reforçar que a vítima fora atacada por Cássio, quando estava sentada diante do computador, sem dar-lhe chance de defesa.
Colônia - A assessoria de imprensa da Superintendência do Sistema Penal (Susipe) do Pará confirmou que há um grande índice de fugas da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, pois o local não oferece barreiras para fugas. No próximo mês, a Susipe, em parceria com o Governo Federal, vai iniciar obra para cercar todo o Complexo de Americano, abrangendo também a colônia, como forma de dificultar as fugas. Por questões de segurança, a Susipe não informou o nome dos foragidos.

Nenhum comentário: