quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal é feito de símbolos

No AMAZÔNIA:

Não há Natal que tenha significado sem seus símbolos. Árvore, bolas, enfeites, peru, rabanada, presépio, luzes e, claro, presente. Aliás, Natal sem algum desses elementos não tem graça. São eles que dão aquele toque de magia, de sentimentalismo e de uma mistura de sensações quase inexplicável. Até mesmo as famílias mais humildes se esforçam pra colocar uma luzinha que seja na janela, pendurar uma bola na árvore e fazer uma ceia com direito a champanhe e rabanada. Mas, afinal, porque o Natal tem tantos símbolos? De onde e como eles surgiram ninguém sabe ao certo. O que dá para dizer é que todos os símbolos natalinos são cheios de emoção e fazem do período ainda mais cativante.
Nem bem chega dezembro e a aposentada Deusimar Bentes começa a decorar a casa dela. Arranjos, enfeites, flores, bolas, a árvore e a guirlanda deixam a certeza de que o Natal está chegando à casa da família Bentes. Até mesmo os animais entram no clima natalino. 'Toda a família entra no espírito e curte muito. Meu marido, filhos, genro, nora. Até os cachorros são vestidos de maneira característica nesta época. Todos participam da arrumação e também da finalização que é no dia 6 de janeiro, quando desmontamos e guardamos os enfeites, além de também fazermos orações', conta Deusimar.
Aliás, a rotina de arrumar a casa para o Natal não acontece à toa. 'Hoje, com a variedade de enfeites, a decoração está cada vez mais bonita. Mas é necessário amor e paciência para aos poucos ir transformando cada canto da casa. Tenho paixão por arrumar a casa para as diversas ocasiões e no Natal não é diferente', afirma.
Esse ano, a aposentada se inspirou nos anjos e em duendes - figuras que, segundo as lendas, também são conhecidas como elfos e que surgiram em meados do ano de 1800 com o objetivo de ajudar as renas que puxam o trenó do Papai Noel.
'Toda a decoração da minha casa é voltada para o anúncio do anjo, o nascimento do Menino Jesus, Nossa Senhora e São José, a presença dos reis magos, a grande árvore de Natal. Tudo isso considero muito importante para a celebração do Natal. Não poderiam faltar as fadas e os duendes, que além de serem mágicos por toda sua história e lendas emocionantes, são capazes de encantar todo mundo que entra em casa', diz Deusimar.

Nenhum comentário: