terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Bombeiros enfrentam as chamas no mato

No AMAZÔNIA:

A área atingida pelo fogo fica do lado esquerdo da estrada que liga Belém a São Caetano, a 17 quilômetros do centro da cidade, próximo à margem da via. Como não há Corpo de Bombeiros no município, a equipe de Santa Isabel foi acionada para conter o fogo e trabalha com dificuldade no local desde o primeiro dia do incêndio.
'O solo do mangue é muito úmido e impede que o carro dos Bombeiros entre na área. O trabalho está deficiente, lento. Precisamos de reforços', diz o capitão Rocha, coordenador do grupo que se esforça para conter o fogo e para resgatar os animais silvestres que tentam fugir das brasas.
De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 14h do dia 17 em um local conhecido como 'Campo da Campina', uma área de pasto. Como a região está no período de seca, não demorou para o fogo consumir o mato e atingir o manguezal. 'Essa área pega fogo muito rápido porque se trata de um local com muito material orgânico da floresta que libera gases que funcionam como combustível para as chamas', diz.

Nenhum comentário: