quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Enterro de ex-prefeito de Belém reúne familiares e amigos

No AMAZÔNIA:

O ex-prefeito de Belém, Ajax Carvalho D’Oliveira, faleceu na manhã de anteontem aos 83 anos. O velório ocorreu no hall de entrada do Palácio Antonio Lemos, sede da prefeitura, reunindo familiares, amigos e autoridades. Ajax foi enterrado às 16 horas no Cemitério Parque Recanto da Saudade e o féretro seguiu pelas principais ruas da cidade acompanhado por batedores da Companhia de Transportes do Município (Ctbel) e escoltado pela Guarda Municipal (Gbel).
Ajax D’Oliveira estava internado no Hospital Geral da Unimed, no bairro de Fátima, e já em coma induzido há mais de 20 dias. Ele respirava com a ajuda de aparelhos e acabou morrendo por complicações decorrentes do diabetes, doença com a qual convivia desde os 62 anos. Ao longo de 21 anos com a doença, ele se tornou renal crônico e precisou se submeter à terapia de diálise. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o ex-prefeito realizava a filtragem do sangue todos os dias e chegou a ter várias paradas cardíacas.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, decretou luto oficial de três dias no município, em homenagem póstuma ao ex-prefeito. Ele e o vice-prefeito da cidade, Anivaldo Vale, compareceram ao velório e prestaram solidariedade à família. Segundo Duciomar Costa, Ajax foi um prefeito com visão de futuro, empreendedor, que projetou para a cidade avenidas importantes como a rodovia Augusto Montenegro e a 25 de Setembro.
Segundo a família, Ajax D’Oliveira sempre teve boa saúde. Mas há pouco mais de um ano ficou muito debilitado. Em maio de 2008, ele perdeu a companheira de uma vida inteira, Maria de Nazaré Rollo D’Oliveira, e esta perda influenciou diretamente em sua saúde.
Antes da internação, Ajax D’Oliveira mantinha uma rotina simples. Ele caminhava, tinha o hábito da leitura e se dedicava principalmente aos nove netos. Nunca abandonou as rodas em que a política dava o tom da conversa. Ajax D’Oliveira foi vice-prefeito de Belém, eleito pelo voto popular, de 1966 a 1971. Foi 'prefeito biônico' da cidade de 1975 a junho de 1978.

Um comentário:

Bia disse...

Um homem honrado, que dignificou os cargos públicos que ocupou.

Que, apesar da tristeza, sua família e seus amigos comemorem neste Natal a convivência que com ele teve.