segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Nery receberá Prêmio Direitos Humanos


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulgou na sexta-feira os homenageados da 16ª edição do Prêmio Direitos Humanos. O Senador José Nery (PSOL-PA) -na foto - foi o escolhido para receber o prêmio na categoria Erradicação do Trabalho Escravo. A entrega dos prêmios será no dia 13 de dezembro vindouro, na presença do ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e de várias outras autoridades.
A escolha do nome de José Nery foi feita por uma Comissão de Julgamento presidida pelo ministro Paulo Vannuchi e constituída por personalidades nacionais ou indivíduos com notórios serviços prestados à causa dos Direitos Humanos no Brasil. Além de Vannuchi, participaram da comissão o professor José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da Universidade de Brasília, Matilde Ribeiro, ex-Ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, a socióloga e professora Maria Victoria Benevides, o historiador Solon Viola e o advogado Alci Marcus Ribeiro Borges.
O Prêmio Direitos Humanos é a mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos em nosso país.
Nas considerações que justificaram a escolha do senador José Nery para receber o prêmio, destaca-se que o parlamentar tomou posse como senador e "desde então fez do seu mandato uma tribuna de denúncia ao trabalho escravo, às graves violações aos direitos humanos e de apoio às medidas de governo e da sociedade civil para sua erradicação”.
Também foi ressaltado o papel de José Nery na presidência da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, que funciona no âmbito da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, e sua articulação dentro da Frente Parlamentar pela Erradicação do Trabalho Escravo, da qual é presidente.
A justificativa lembra ainda que o Senador Nery foi o propositor da lei 12.064/09, que institui o Dia e a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, definida para a semana do dia 28 de janeiro, data marcada pela “Chacina de Unaí”. Finalmente, é evidenciado o empenho de Nery para colocar “o Poder Legislativo na luta pela erradicação do trabalho escravo” e a sua determinação em tentar unir os três poderes e a sociedade civil numa só frente de batalha para erradicar o problema.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: