No AMAZÔNIA:
A disputa política em Curuçá chegou aos cemitérios. Inconformados com a mudança, por ordem do prefeito Fernando Cruz (PMBD), da tradicional cor preta pela vermelha na pintura do centenário cemitério municipal São Bonifácio para o Dia dos Finados, adversários resolveram, na manhã de ontem, partir rumo à necrópole onde, armados com pincéis e baldes de tinta preta, cobriram o vermelho da nova pintura. O gesto foi aplaudido pelos que se encontravam no local. 'Eu considero uma afronta o prefeito ter mandado pintar de vermelho o cemitério', disse um senhor aposentado, enquanto assistia a cena.
Cerca de meia hora depois, porém, partidários de Fernando Cruz foram até o cemitério, fundado em 1855, e voltaram a pintar de vermelho o local. Antes que eles terminassem o trabalho, o juiz titular da Comarca de Curuçá, Procion Klautau, deu um fim à situação, determinando que toda a frente do cemitério fosse pintada de branco. O magistrado também marcou, para amanhã, uma reunião pública para discutir a situação.
Em contato telefônico com a reportagem, o prefeito Cruz disse que a cor vermelha foi adotada na sua administração, e é ela que emoldura prédios e carros da prefeitura. 'Não pintei túmulo de ninguém, apenas foi usada a cor oficial do nosso mandato, a marca do nosso governo. Agora vamos processar esses arruaceiros por dano ao patrimônio publico', disse o prefeito.
Seus desafetos, entretanto, dizem que ele pintou de vermelho o cemitério 'porque é a cor do partido dele'. Um dos organizadores do protesto contra o vermelho disse que o preto e o branco são as cores tradicionais usadas na pintura do cemitério. 'O preto simboliza o luto e o branco a paz. Ele (Cruz) quis fazer pirraça com a cara dos curuçaenses, mas se deu mal; o povo não gostou do que viu', disse.
Um comentário:
Mano, eu acho que esse pessoal não sabe - ou não entende - o significado das cores. O preto significa luto (a cor mais indicada para representar quem está ou fica de luto) e o vermelho significa o oposto: Excitação, amor, paixão. Logo, o que dizer deste alcaide quando resolve manchar a paixão das pessoas por seus entes que já partiram?
Acho que seria caso para pintar o prédio desta prefeitura de preto. e a cara das pessoas manchadas de vermelho, representando vergonha de seu representante.
Alguém ainda acha que ele se reelege com este feito? Eu, pelo menos, não!
Postar um comentário