segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vinte mil visitantes passaram pelo Santa Izabel

No AMAZÔNIA:

A véspera do feriado de Finados também movimentou os cemitérios públicos de Belém. A preocupação dos visitantes era com o sufoco esperado para hoje, o dia do ano de maior visitação. Os administradores dos espaços consideraram a procura de ontem grande, mas afirmaram que a maior expectativa é para hoje mesmo.
O administrador do cemitério Santa Izabel, Orlando Trindade, estimou que cerca de 20 mil pessoas tenham passado pelo espaço, entre as 7h e as 9h. A partir daí até as 12h, já havia mais zeladores oferecendo seus serviços que visitantes.
Maura Oliveira e a mãe, também Maura, aproveitaram o horário de menor movimentação para visitar o túmulo do pai e do marido. Hoje visitarão outros familiares em outros cemitérios, quando já esperam não encontrar a mesma comodidade de ontem.
Entre os visitantes, foi comum a opinião de que a limpeza das passarelas foi realizada a tempo, diferentemente do Dia dos Pais, mas ainda havia alguns focos de lixo amontoado. O administrador do cemitério disse que, dessa vez, não houve problemas como falta de pessoal.
Quanto ao lixo amontoado em algumas áreas, Trindade explicou que os resíduos foram produzidos ontem mesmo, durante a visitação. Um problema inevitável, argumentou, já que há consumo de produtos alimentícios dentro do cemitério e queda das folhas de árvores.
Furtos - No cemitério São Jorge, no bairro da Marambaia, as reclamações eram de furtos de peças das sepulturas. A administradora Adriana Fagundes disse que os crimes ocorrem à noite, quando a vigilância não alcança toda a área.
A orientação da administradora é de que os proprietários de sepulturas no cemitério evitem colocar peças em bronze, mármore ou outro material que chame a atenção. Em alguns casos de roubo de peças de cimento colocadas como divisórias de sepulturas familiares, a administração pode autorizar a reparação.
Nos dois cemitérios houve, ainda, grande procura pela localização da sepultura, serviço que só é possível através do nome do sepultado e da data do sepultamento. O expediente para atender essa demanda será maior hoje.
Em ambos os cemitérios também serão realizadas missas hoje. No Santa Izabel, serão às 7h, 8h e 17h, com um culto da igreja Quadrangular às 10h. No São Jorge serão às 8h e 17h, com culto ecumênico às 9h.

Nenhum comentário: