quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ladrões se passam por doentes e atacam posto

No AMAZÔNIA:

Três homens se fingiram de pacientes e, armados, roubaram o revólver do vigilante da Unidade de Saúde da Cidade Nova 6 na noite de anteontem. Este foi o terceiro crime registrado em unidades de saúde de Ananindeua em pouco mais de dois meses. No domingo passado, o posto de saúde do Paar foi danificado com pedradas e, em setembro, a Unidade de Saúde do Distrito Industrial foi invadida e depredada por cerca de 20 pessoas.
Logo após ser roubado, durante plantão pela empresa ESE Vigilância Privada, o vigia foi à Seccional Urbana da Cidade Nova registrar ocorrência. Ele contou aos policiais civis que, por volta das 21 horas, três homens entre 20 e 22 anos, magros e de estatura mediana, chegaram armados e mandaram que entregasse seu revólver, marca Taurus, com seis munições. A vítima disse não lembrar da fisionomia dos bandidos; viu que eles saíram de moto mas não soube apontar o rumo.
Em nota enviada à redação do jornal Amazônia, A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua confirmou que na noite da última terça-feira, três homens deram entrada na Unidade de Saúde da Cidade Nova 6 como pacientes para, em seguida, anunciar o assalto.
Na tarde de ontem, alguns funcionários do posto de saúde ainda pareciam assustados. Após o assalto, o portão da unidade passou a ficar fechado pelo porteiro, que dava acesso à medida que os pacientes chegavam ou saíam.
O vigilante de serviço de plantão ontem não quis falar com a imprensa, assim como a diretora da unidade, que apenas observou a presença da reportagem e se retirou. Um dos servidores se limitou a lamentar. 'É isso mesmo, todos nós estamos sujeitos a esse tipo de violência. Pode acontecer a qualquer momento, inclusive agora mesmo, enquanto estamos aqui', diz, sem se identificar por medo de represálias da direção da unidade.
No dia 22 deste mês, dois adolescentes e um adulto danificaram com pedradas o telhado e a enfermaria do Posto de Saúde do Paar, depois de serem informados de que não haveria medicamento para atender um deles, que se queixava de dores no braço. Os menores de idade foram encaminhados à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), enquanto que o adulto foi preso em flagrante e autuado pelo crime de dano ao patrimônio público, na Seccional do Paar.
Também em Ananindeua, na madrugada do dia 14 de setembro deste ano, 20 homens invadiram a unidade de saúde do Distrito Industrial e quebraram tudo que viram pela frente, além de ameaçar e perseguir todos os funcionários que estavam no local. O motivo da invasão seria a morte de um criminoso da área, após ter sido baleado. Apesar de o homem ter chegado sem vida na unidade de saúde, eles culparam os médicos pelo seu falecimento.

Nenhum comentário: