sábado, 5 de setembro de 2009

O caos na saúde: a desumanidade disseminada

Da advogada Mary Cohen, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, sobre postagem A Câmara Municipal de Belém envergonha Belém:

Para ficar apenas na saúde, uma verdadeira tristeza o que a população, especialmente a mais pobre, está passando nas mãos desses irresponsáveis... no mínimo!
Fiquei sabendo que a esposa de um ex-funcionário meu está com câncer num estágio avançado e até agora, depois de meses do diagnóstico, continua sem poder fazer radioterapia... Porque não temos mais o equipamento no Ophir Loyola e só viajando para Goiânia, o que pode ocorrer depois de muita burocracia e quando for tarde demais.
No que se refere ao Município, não é diferente, infelizmente não sei se é má-fé, irresponsabilidade, incompetência ou improbidade... Qualquer um será com certeza, ou todos provavelmente.
Vemos as instituições cobrarem, o Ministério Público acionar judicialmente o prefeito (município) e nada acontece, infelizmente. Talvez até por falta de uma resposta efetiva do Poder Judiciário, mais precisamente os de segunda instância em diante, já que os da primeira estão muito próximos da esfera do poder (na sua concepção mais negativa).
Enquanto isso, penso que cada um do povo, que sofre as consequências das ações nefastas dos governantes no que concerne à prestação de um serviço público, tem o dever cívico de trabalhar para que aquele político, seja vereador, deputado, senador, prefeito ou governador nunca mais se eleja. Esse deve ser o troco, essa deve ser a resposta cívica de cada cidadão ou cidadã.
E por ocasião das eleições, devem ainda ficar vigilantes, pois há uma estreita ligação entre esse mau político e a denúncia de compra de votos/abuso do poder econômico, daí a ausência total de compromisso com o povo.

Nenhum comentário: