sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Menina de 3 anos aguarda leito no Ophir Loyola há 15 dias

No AMAZÔNIA:

Menina de três anos espera por leito no hospital Ophir Loyola há 15 dias. Internada no Hospital de Pronto Socorro (HPSM) Mário Pinotti, Eliandra Amaral, possui uma deformidade no abdômen provocada por um tumor. A criança já recebeu duas transfusões devido à anemia e o sério quadro de desnutrição em que se encontra.
Eliandra mora na cidade de Bagre, no Marajó, e já havia tentado tratamento no município, mas não obteve sucesso. Em Belém, recebeu atendimento no HPSM Mário Pinotti, onde realizou exames que detectaram um tumor no abdômen, mas o Pronto-Socorro não possui condições para dar suporte a pacientes com suspeita de tumores malignos em estado grave. A transferência da paciente para o Ophir Loyola foi solicitada desde o dia que Eliandra deu entrada no hospital, há cerca de 15 dias, mas não obtiveram resposta.
Segundo Rita Carneiro, pediatra do Hospital Ophir Loyola, o HOL é o único hospital que atende crianças com câncer no Pará, 'e ainda atendemos crianças que vêm de outros Estados. Atualmente possuímos apenas 26 leitos e a construção do hospital pediátrico do Ophir está parada. Os leitos que temos são insuficientes e a demanda é grande por isso infelizmente temos que fazer fila de espera'.
Rita também conta sobre os últimos atendimentos do hospital: 'Somente hoje (ontem) conseguimos trazer para cá um menino que está diagnosticado há um ano com câncer cerebral, ele está em estado grave. A Eliandra é nossa prioridade, mas não temos leito ainda, e não podemos deixar de atender os que já estão aqui, porque eles também estão em estado crítico. Infelizmente aqui temos dificuldade de tudo, faltam médicos e leitos, é uma situação precária'.
Cleideane Freitas, mãe de Eliandra apela: 'Minha filha está internada há quase 20 dias e não consegue vaga que possa em um hospital tratar o caso dela. Ela sente muita dor, não consegue comer, está só pele e osso e pode morrer se não for transferida logo. Já andamos por muitas unidades de saúde mas nunca ninguém resolve nada'.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ela certamente teria leito se o Hospital Oncologico Infantil Ofir Loyola estivesse pronto. Este desGoverno da Ana Julia Só Escandalos, pegou o dinheiro do Governo Federal e do BNDES e o Hospital que deveria estar pronto em Dezembro/2008, até agora não saiu das fundações e no momento esta obra esta parada. O Governo sério desta Governadora de festas e de badalações torrou esta dinheirama e com este gesto deixa a população desassistida. Eta Governo dos Direitos.