sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CTBel criará novo corredor

No AMAZÔNIA:

A Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) deve implantar, até o início de 2010, um binário nas travessas Mauriti e Mariz e Barros, adotando um sentido único para as duas vias. Com a mudança, a travessa Mariz e Barros passará a ter sentido único saindo da avenida Antônio Everdosa para a 1º de Dezembro. Já a travessa Mauriti fará o sentido contrário, saindo da 1º de Dezembro para a Antônio Everdosa. Segundo o diretor de projetos da Ctbel e engenheiro civil, Onofre Veloso, o objetivo da implantação do binário é fazer uma redistribuição do fluxo de veículos, para desafogar o trânsito.
'O trânsito na travessa Mauriti está muito saturado. Isto se deve ao complexo fluxo de veículos que circulam por ali. Os piores pontos da travessa ficam próximo às avenidas Almirante Barroso e também da Pedro Miranda, próximo à feira. Com um sentido único, o tráfego vai diminuir, reduzindo os congestionamentos. Hoje é proibido para os motoristas que saem da travessa Mariz e Barros dobrarem à esquerda para a avenida Almirante Barroso. Com a instalação do binário isso passará a ser permitido', afirma Onofre.
As obras para a implantação do binário serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e vão se concentrar na travessa Mariz e Barros. Segundo o engenheiro Onofre, os canteiros centrais que cortam a travessa serão abertos. Além disso, será feito um recapeamento asfáltico na travessa Mauriti. Haverá necessidade, também, que sejam instalados mais semáforos em algumas avenidas e que as faixas de pedestres de algumas travessas sejam recuadas, visando à segurança dos pedestres e ciclistas.
Com o binário, será necessária, ainda, a instalação de mais um semáforo na avenida Almirante Barroso. Porém, Onofre explica que o semáforo não irá atrapalhar o fluxo do trânsito na avenida. 'Hoje, os sinais da Almirante Barroso são todos de três tempos. E com a implantação de mais um semáforo, todos sinais passarão a funcionar com dois tempos. Portanto, em nada vai atrapalhar o tráfego de veículos na avenida', diz o engenheiro.
Os moradores da travessa Mariz e Barros têm idéias divergentes a respeito da implantação de um binário na rua. Para o morador Clóvis Renato, a implantação do binário não deve ajudar muito a tentiva de desafogar o trânsito. 'Acredito que mesmo com essa medida, o trânsito não vai desafogar. Além disso, têm muitas crianças que brincam na rua, depois que fizerem isso aqui, vai ficar ruim para elas', afirma.
Já o morador Nazareno do Espírito Santo, tem uma opinião diferente sobre a implantação de um único sentido na via. 'Se for para desafogar o trânsito, com certeza será ótimo. Acontecem muitos acidentes nas vias que cortam essas travessas e isso pode ajudar a diminuir o número, além de ficar mais prático para a circulação de pedestres e veículos', disse o morador.

Nenhum comentário: