sábado, 5 de setembro de 2009

Casos de gripe chegam a 193

No AMAZÔNIA:

O Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou ontem cinco novos casos de gripe suína no Pará. De 18 testes processados pela equipe de pesquisadores do órgão, 13 foram negativos para o vírus H1N1 e cinco positivos. Agora, o número de infectados no Estado é de 193, sendo que duas pessoas morreram.
E mesmo com a doença avançando, há quem ignore os riscos, como escolas e estabelecimentos onde há grande concentração de pessoas, sobretudo crianças. Ontem, um grupo de alunos de uma faculdade particular de Belém denunciou a falta de medidas de prevenção contra a propagação do H1N1. Porém, a instituição diz desconhecer qualquer determinação do Ministério da Saúde para interromper aulas em turmas onde há pelo menos um caso sob suspeita.
Em duas escolas evangélicas, por exemplo, as atividades escolares foram suspensas como forma de prevenir a infecção de alunos, já que alguns deles teriam tido contato com pessoas infectadas. Na Amazon Valley Academy, localizada na travessa Tenri, no bairro do Coqueiro, Região Metropolitana de Belém (RMB), os 96 alunos foram mandados embora pra casa desde a última quinta-feira.
Segundo a funcionária Martin Santos, a direção achou melhor interromper as aulas depois de relatos dos próprios pais de alunos, que informaram que havia casos suspeitos e confirmados entre parentes. 'Não temos nenhuma confirmação de alunos infectados, mas algumas famílias de alunos tiveram contato com o vírus e nós achamos melhor suspender as aulas', justificou a funcionária.
Todos os pais de alunos da Amazon Valley Academy, escola que utiliza métodos educacionais norte-americanos, foram comunicados sobre a suspensão das aulas através de e-mail.
Em outra escola, o Centro de Estudos John Knox, as aulas também teriam sido suspensas desde ontem, depois que a direção indentificou quatro casos suspeitos, inclusive na filha do diretor. A reportagem tentou contato com a direção da escola por telefone. Mas as ligações só chamavam.

Nenhum comentário: