domingo, 15 de março de 2009

Chefe de bando chega a Belém

No AMAZÔNIA:

Já estão em Belém os três homens presos em Fortaleza (CE), acusados de participar da tentativa de assalto que terminou com a morte do médico Salvador Nahmias, em dezembro do ano passado. Eles foram presos na última quarta-feira, 11, em uma cobertura com vista para o mar, próximo a praia de Iracema, e foram trazidos de carro para Belém por uma equipe da Polícia Civil do Pará, comandada pelo delegado Éder Mauro. Alexssandro Azevedo Brito, o 'Alex' ou 'Negão', é apontado como o chefe do bando que assaltou e matou o cardiologista. Os outros dois presos são o irmão dele, Gerson de Oliveira Brito, que é foragido da justiça, e Márcio Moraes de Oliveira, que será investigado por envolvimento no latrocínio.
Segundo o delegado Éder Mauro, os irmãos Alex e Gerson foram presos na cobertura na praia de Iracema, enquanto Márcio foi preso num apartamento próximo ao da dupla. A ação foi realizada com base em informações do Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) e apoio da Polícia Civil do Ceará. Com o acusado a polícia encontrou uma pistola e na garagem o EcoSport utilizado no crime de 'saidinha' que vitimou o médico paraense. Em Fortaleza, eles foram autuados em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma e, segundo Éder Mauro, foram reconhecidos por participação em vários crimes de 'saidinha' na capital cearense.
Alex é apontado como o líder da quadrilha que atacou e matou o cardiologista, mas não foi o autor do disparo. Já o irmão dele, Gerson, estava preso no complexo do Presídio Estadual Metropolitano (PEM), quando o crime ocorreu. Porém, ele foi transferido para a Colônia Agrícola Heleno Fragoso e no dia 20 de janeiro fugiu. A prisão dele será comunicada à Justiça e ele voltará para o sistema penal. O delegado Waldir Freire, que comanda as investigações, investigará a participação de Márcio no crime. Porém, segundo Éder Mauro, o preso é apontado como 'pegador' (assaltante que aborda e rouba o dinheiro das vítimas) em 'saidinhas'. Os três presos negam ter participação na morte do médico.
Com a prisão do suposto chefe do bando, sobe para dois o número de presos que teriam participação na morte do médico. O primeiro acusado a ser preso foi Sandro Rodrigo dos Passos, de 23 anos, o 'Sanfoneiro', em Val-de-Cães no dia 18 de dezembro. A equipe da GPM acredita que uma das mulheres envolvidas no crime seja moradora de Fortaleza, mas ela conseguiu escapar da campana policial e ainda pode ser presa. A polícia procura também por duas mulheres e outros três homens com participação no assassinato.
O cardiologista Salvador Nahmias, de 57 anos, foi assassinado na tarde de 12 de dezembro de 2008 no bairro do Comércio. Ele não resistiu a um tiro na perna durante uma tentativa de assalto. A bala atingiu a veia femural da vítima. O médico sangrou até morrer, dentro do carro que dirigia, na esquina das ruas João Diogo e São Pedro, em frente à praça da Bandeira. Os autores do crime fugiram sem roubar nada. O crime ocorreu por volta das 13 horas, quando o médico saiu da agência do banco Safra, na avenida Nazaré, de onde sacara R$ 22 mil. Ele foi seguido por dois bandidos armados em uma moto, com a placa virada para não ser identificada.

Nenhum comentário: