quarta-feira, 18 de março de 2009

Castelo entra com habeas corpus no Supremo

Sua Senhoria Paulo Castelo Branco, o ex-superintendente regional do Ibama que desde o início deste mês cumpre pena de cinco anos e quatro meses de reclusão no Centro de Recuperação do Coqueiro, não desiste.
Não desiste de voltar à liberdade e de continuar à solta, apesar de condenado pela prática do crime de concussão.
No dia 2 de março passado, logo depois ter chegado a Belém para cumprir a pena a que foi condenado pelo juiz federal Rubens Rollo D’Oliveira, da 3ª Vara, Castelo ajuizou uma habeas corpus no Supremo Tribunal Federal.
É o HC 98018. Veja a imagem acima e clique para ampliá-la.
O relator é o ministro Joaquim Barbosa, para quem os autos estão conclusos desde ontem. Ou seja, estão prontos para que o magistrado decida se concede ou não o habeas corpus.
Castelo alega que o processo, ao contrário do entendimento do Superior Tribunal de Justiça, ainda não transitou em julgado, porque há um agravo de instrumento pendente de julgamento no STJ.
Nesse sentido, a execução da sentença do juiz Rubens Rollo não seria definitiva, mas provisória.
E o Supremo já decidiu – uma decisão discutível, polêmica, mas de qualquer caso decisão – que no processo penal não cabe a execução provisória da sentença, ou seja, o réu só pode ser preso quando acaba o processo.
E para o STF, um processo só acaba quando termina.
O Supremo assim decidiu no dia 5 de fevereiro passado, por sete votos a quatro, ao permitir que um réu condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Passos (MG) à pena de sete anos e seis meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, recorra dessa condenação, aos tribunais superiores, em liberdade.
Resta esperar a decisão do ministro Joaquim Barbosa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha,
Se eu não tivesse visto, pessoalmente, a cara de quase alegria que o Castelo Branco desembarcou em Belém, te diria que ele tinha convicção que seria soltinho da silva...só faltou mandar beijinho de tão sorridente que tava...
"Bora" esperar...

Anônimo disse...

Alguem duvida que o Castelo Branco ficará preso. Ele não é pobre, portanto não pode ficar preso.

Anônimo disse...

Estes maus momentos que o nosso prefeito esta passando sem duvida não estavam acontecendo se o Paulo Castelo estivesse dando a sua assessoria ao Dr. Dulciomal.