No AMAZÔNIA:
Festa na cidade para 5.049 novos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA). A instituição divulgou na manhã de ontem o listão com os aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2009. Houve sobra de 313 vagas das 5.362 ofertadas. E a Pró-reitoria de Ensino e Graduação anunciou que deverão ser aproveitadas para compor um novo vestibular até junho deste ano.
Luiz Acácio Centeno, diretor do Centro de Processos Seletivos (CEPS), informou que o Conselho Superior (Consepe) da universidade deve decidir a destinação das 313 vagas. Licurgo Peixoto, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, confirmou o novo formato do Processo Seletivo da UFPA para 2011 composto por redação, questões de múltipla escolha, interpretação de texto, raciocínio lógico e pensamento reflexivo, mais atualidades. O novo vestibular do primeiro semestre deste ano terá, pelo menos, 20 novos curso de graduação, segundo ele, entre os quais Museologia, Biotecnologia, Educação do Campo para Marabá, no sudeste do Estado, e História, em Cametá, no Baixo-Tocantins.
A habilitação dos calouros começa nesta segunda-feira, 16, para os aprovados em Ciências Econômicas, e se estenderá até o dia 27. Os estudantes devem ficar atentos ao site da instituição para preencher o formulário e levar no dia da matrícula. Edital de habilitação, regulamento da graduação, orientações e calendário acadêmico podem ser acessados no www. Ufpa.br, de acordo com Aluízio Barros, diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos.
O primeiro lugar geral da UFPA foi do calouro de Engenharia Mecânica, Alan Tihiro Dias Nakashima, estudante de 17 anos do colégio Santa Catarina de Sena e morador do bairro de Nazaré. A família teve de se dividir entre comemorar e trabalhar na fruteira da família. Alan comemorou com os pais, Jorge e Miuk Nakashima, a irmã, Natasha, a diretora da escola, irmã Terezinha Lopes, mais os amigos de turma, também aprovados, Miguel Alvarenga e Henrique Neto. O segredo do sucesso, segundo ele, foi 'prestar atenção nas aulas sempre'. Não apenas no ano do vestibular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário