segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sinobras inicia a produção de 300 mil toneladas de aço

Com previsão de produzir anualmente 300 mil toneladas de aço para abastecer o mercado interno, Ian Correa, vice-presidente da Siderúrgica Norte Brasil S.A (Sinobras), localizada em Marabá, região do Carajás, iniciou oficialmente a comercialização do aço produzido no Pará. A governadora Ana Júlia Carepa, acompanhada de secretários de Estado, parlamentares e lideranças municipais visitou as instalações do complexo industrial da siderúrgica e, ao final, descerrou a placa comemorativa em ato que contou com a participação de vários trabalhadores da empresa. O relato é da Agência Pará. Leia mais a seguir.
“A Sinobras é de Marabá”, enfatizou Ian Correa, que no início do evento apresentou um vídeo contando a história dos 29 anos da empresa pertencente ao Grupo Aço Cearense, que exporta para dezenove de países e é referência no setor metalúrgico brasileiro, com unidades no Ceará e, há três anos, no Pará. Depois de dois anos investindo neste projeto, em maio deste ano, a Sinobras realizou os primeiros testes com as lâminas de aço produzidas pela empresa de Marabá, como o vergulha SI 50 e o tarugo. A produção de minério de ferro é voltada exclusivamente ao mercado nacional.
A siderúrgica destaca-se ainda por ser a maior recicladora do Norte/Nordeste, onde foi pioneira. A Sinobras, segundo o vice-presidente, prioriza o desenvolvimento sustentável e assumiu o desafio de tornar realidade a colocação do Pará na “era da verticalização”.
Para chegar à produção final e comercialização do aço, a empresa investiu cerca e R$ 300 milhões, gerando 1.700 empregos diretos na implantação, assim como 1.050 diretos e 10.500 na operação. A escolha de Marabá deu-se pela localização geográfica estratégica, disponibilidade e matéria-prima, mercado e desenvolvimento sócio-econômico da região.
Ian Correa ressaltou que a Sinobras “acredita no trabalho de pessoas do bem” e entregou à governadora uma peça composta por um pedaço da primeira lâmina de aço produzida no Pará, com a base trabalhada em madeira por um artesão local. Emocionada, Ana Júlia agradeceu e anunciou que, pelo trabalho de excelência e pela contribuição no desenvolvimento do Estado, Ian Correa receberá, na próxima segunda-feira (15), na Assembléia Legislativa, o título de Cidadão do Pará. Ela também ganhou uma lembrança com amostras de todos os minérios que formam o vergalhão.
A governadora agradeceu o trabalho dos colaboradores da empresa (engenheiros, mecânicos etc), que somam cerca de 700 e de trabalhadores que também recebem capacitação da empresa, como o marabaense Jefferson da Silva, técnico mecânico. “Vejo isso como uma oportunidade a mais para muitos no Estado. A gente está se profissionalizando num mercado que antes não existia e o crescimento do mercado de trabalho deixa a população satisfeita. Isso é bom não só para o município como para o Estado”.

Leia mais no Pará Negócios, do jornalista Raimundo José Pinto

Nenhum comentário: