terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Museu Goeldi comunica roubo de 40 obras raras

No AMAZÔNIA:

A diretoria do Museu Paraense Emílio Goeldi, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, comunicou ontem que 40 publicações de seu acervo de obras raras foram roubadas da biblioteca Domingo Soares Ferreira Penna.
Dentre as obras furtadas encontram-se in-folios de autoria de Des Murs, Hernandez, Meriaen, Mikan, Piso, Pohl, Sagra, Spix e Wied-Neuwied, edições preciosas dos séculos 17, 18 e 19, que retratam a natureza da América Central, América do Sul e em especial a do Brasil.
O furto foi detectado no final do expediente da última quinta-feira, 17, e imediatamente comunicado à Policia Federal. A diretoria do Museu Goeldi também tomou outras providências para apurar o caso. A biblioteca está fechada para o público e servidores por tempo indeterminado. Ainda sobre as medidas tomadas, a diretoria avisa que será feito um inventário atualizado para identificar se outras obras foram levadas do museu. O sistema de vigilância também será reforçado, até que inquérito policial e a sindicância sejam concluídos.
Os órgãos competentes que atuam no combate ao comércio ilegal de obras raras, também foram informados sobre o roubo. A imprensa foi informada por meio de nota assinada por Ima Célia Guimarães, diretora do Museu; Nelson Rodrigues, coordenador de Comunicação e Extensão, e Doralice Romeiro, coordenadora de Informação e Documentação.

Nenhum comentário: