No AMAZÔNIA:
As eleições para reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) permaneciam sem um resultado oficial até ontem à noite, quando a Comissão Eleitoral liberou o último boletim sobre a apuração. Informações confirmadas pelo professor Fernando Arthur de Freitas Neves, candidato a pró-reitor de Extensão na chapa do professor Carlos Edilson Maneschy, diziam que ainda restavam ser sistematizados na totalização do resultado mil votos. Mas, segundo Fernando Neves, esses votos não iriam alterar a ordem do resultado, que dava como certa a vitória da chapa de Maneschy nas eleições.
Fernando Neves ressaltou que o que pode ser alterado ainda é a diferença de votos entre as chapas eleitas, mas o resultado que já havia se desenhado desde a manhã de ontem se mantinha com a chapa de Carlos Maneschy em primeiro; Regina Fátima Feio Barroso, em segundo; e Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho, em terceiro lugar. Ao anunciar o último boletim, por volta das 21 horas, a comissão eleitoral informou à comunidade universitária que se encontrava na UFPA que somente hoje à tarde iriam liberar o resultado oficial das eleições. 'O que queremos é que eles procurem ser diligentes, pois quanto mais cedo o resultado foi oficializado, melhor para a instituição', disse Fernando Neves.
Até o final da manhã de ontem, cerca de 85% das urnas utilizadas na eleição já haviam sido apuradas. Contudo, a Comissão Eleitoral ainda aguardava os boletins com o resultado do pleito na região oeste do Pará para poder somar e, finalmente, divulgar o resultado oficial. 'Como o pólo de apuração dessa região é Santarém, eles precisam aguardar os votos de outros municípios, como Oriximiná, Itaituba e Óbidos, que demoram a chegar devido às distâncias', explicou o presidente da Comissão Eleitoral, Petrus Alcântara, acrescentando que todos os outros municípios do Estado onde houve votação já haviam enviado os seus respectivos resultados para Belém, onde foi feita a totalização dos votos.
Segundo Petrus, o material de Óbidos foi o primeiro a chegar a Santarém. Por outro lado, o de Itaituba ainda estava sendo aguardado. A apuração dos votos, em Belém, estava sendo feita pela Comissão Eleitoral, composta por oito pessoas e os fiscais de cada uma das chapas concorrentes. 'Ontem, saimos daqui por volta das 2h30 da manhã e a comissão vai permanecer de plantão até que todos os votos sejam contabilizados. A nossa esperança é de que a apuração possa ser concluída ainda hoje (ontem)', ressaltou.
Um comentário:
Bem vejamos.
Na recente eleição para Reitor da UEPA o candidato que ficou em primeiro na lista proporcional (Silvio Gusmaão) obteve menos votos que o segundo colocado (Bira Barbosa) se considerarmos apenas o numero de votos. Alguns cidadãos da esquerda (UJS) que apoiavam o BIra se manifestaram lutando para que ele fosse nomeado em nome da democracia.
Nas eleições para UFPA a coisa mudou. Esses elementos apoiaram o Maneschi que ficou em primeiro na lista proporcional enquanto que a Regina detentora de maior numero de votos, até o presente momento, ficou em segundo.
Será que eles também vão gritar pela nomeação da Regina em nome da democracia?
Postar um comentário