sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

As elites do golpe, de Collor, do AI-5 e outras “cositas”

Do leitor que se identifica como Nicolau Duranz Vilegagnon II, sobre a postagem Só o voto facultativo é capaz de salvar Belém, que reproduz comentários da leitora Vivian Cabral:

-------------------------------------------

Com todo respeito, a leitora Vivian Cabral ainda repete as cantilenas de que os iluminados, seja pela academica "meritocrática" (uma das maiores falácias elitistas se tratando de Brasil) ou pelo abastamento da classe social a que pertencem, exercem o direito com consciência e lucidez.
Isso é uma asneira tamanha: foi essa elite esclarecida que apoiou e tramou o golpe de 64, que aplaudiu o AI-5, que se entusiasmou com Fernando Collor e que, último dos Moicanos, ainda aplaude as declarações do FHC, aquele do maior desemprego da história, da recessão, da pressão inflacionária dolarizada, da privatização, do arrocho salarial, do hiperendividamento externo.
Essa mesma elite esclarecida que pariu Hélio Gueiros, Gabriel, Passarinho et caterva para a vida pública.
Essa mesma elite do movimento das dondocas da Rede Globo, da novela, que acham que as madames podem mudar a vida do povo com sua solidariedade aos desvalidos, como se a sociedade fosse resolver seus dilemas mediante uma grande dose de caridade assistencialista que, aliás, condenam quando parte (segundo avaliações delas e jamais nossas, mas é outro papo) quando, supostamente são praticadas pela centro-esquerda.
Aliás, o deputado pedófilo tanbém vem daí e daí também vêm os que operam sua safação.
É disso sim que estamos falando, de requentamento do velho discurso de que "o povo não sabe votar", pois fica implícito nas palavras da leitora que estes são os tais "analfabetos", os que, segundo ela, votam por favores, empolgação, como se isso não fosse passível também as elites, como é bastante nítido pelos processos que narrei acima. Pior: quando isso ocorre entre os possuidores a carga é mais maléfica, pois empurram goela abaixo do país, do estado, das cidades, mentecaptos, através de suas vultosas doações de campanha, de suas colunas sociais, de suas TVs e rádios.
O que a leitora defende, involuntariamente, é justamente o AI-5, a ditadura, posto que democracia é soberania popular e vontade geral, não importa o que cada eleitor pense da vida, da política, da mãe dele ou que causa abrace. Quem não gosta disso, gosta de tirania, de regime de exceção para "limpar o jogo", para "tirar o excesso".
E no fim das contas, não dá certo nem sequer aos intentos desse discurso elitista, pois na Venezuela, o "demônio vermelho" chavista venceu todas as eleições que disputou, de lavada, exceto um (foram mais de dez, salvo engano). Lá, o voto é facultativo e o povão, essa "plebe rude e ignorante" vota e com muito gosto.
Vivian tem que saber é que quando a consciência do povo se instala (o que sempre será visto como "burrice" pelos ideólogos desse fracasso que é o liberalismo econômico e que permeia o senso comum e a filosofia dessa turma), a maioria social dele se manifesta como maioria política e ponto final. Assim é democrático. Por isso, para as elites, democracia sempre foi, como se diz em linguagem leninista, "tática" para aqueles que, entre os de cima, não gostam da democracia.

3 comentários:

J.BOSCO disse...

"o povo não sabe votar",hahahaha...
O voto do analfa tem o mesmo peso do voto de um intelctual.Essa é a parte mais escrota de nossa democracia.
abs

Anônimo disse...

Apenas um reparo.
Na "democracia bolivariana" do Chavez, teve muitas eleições, realmente.
Mas as opções eram (e são) sempre as mesmas:
1- Sim, queremos que Chavez fique.

2- Não, não queremos que Chaves saia.

Não satisfeito, agora quer ser reeleito infinitamente.

Anônimo disse...

Que Viviane foi radical demais em suas afirmações, isso é público e notório, como também é notório esses discursos de empedernidos donos da verdade que adoram dar mijada nos blogues, em pessoas que expressam suas opiniões.
O discurso decorado com expressões copiadas e repetidas enúmeras vezes,não tem mais nem graça de tão enfadonhas e mentirosas. Vivem falando das elites mas em suas sandices são a elite de um contexto podre onde num estalar de dedos, quando tem o Poder nas mãos,
mostram a verdadeira face a que vieram.
Escondem-se atrás de Lenin e Marxs da vida citando-os como se fossem grande heróis.Estes tão heróis quanto Hitler, pois também em nome de uma ideologia mataram milhares de pessoas.
Endemonizam a Democracia,exaltando
entrelinhas regimes expurgados pela humanidade.
VOCES NÂO SE CANSAM ? NEM COM TODA SUJEIRA ESPALHADA PELO BRASIL,VOCÊS
AINDA TENTAM CONVENCER AS PESSOAS COM ESSE PAPO CANALHA, DISFARÇADO DE QUE NÃO SÃO CUMPANHEIROS.
ORA VÁ ENGANAR OS SEUS.