sábado, 11 de outubro de 2008

Trasladação vai levar mais de 1 milhão

No AMAZÔNIA:

Quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré deixar a capela do Colégio Gentil em direção à Catedral da Sé, hoje à noite, mais de um milhão de pessoas estarão nas ruas para acompanhá-la. A estimativa, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese/Pa), aponta crescimento acelerado nos últimos oito anos no número de participantes do traslado, motivado por uma mudança de perfil do romeiro que acompanha a romaria.
Até 1997, a Trasladação era feita, em sua maioria, por pessoas de meia idade e idade avançada, que consideravam o trajeto, realizado durante a noite, menos sofrido do que o do Círio, no dia seguinte. De lá para cá, a participação dos jovens cresceu junto com o número de romeiros, mudando a cara da procissão. Ano passado, a corda da Trasladação foi carregada, essencialmente, por jovens e mulheres.
Junto com a participação dos jovens, o número de fiéis na romaria noturna triplicou. Saltando de 350 mil pessoas em 2000, para 500 mil em 2003 e 1,1 milhão em 2007 - número que deve ser repetido na procissão de hoje. Dentro do calendário das Romarias Nazarenas, a Trasladação é o quinto evento e o último antes da procissão principal.
O Dieese também traçou uma projeção para o número de romeiros que vão acompanhar o Círio, amanhã. A estimativa é que 2 milhões vão seguir a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré entre a Catedral da Sé e a Basílica Santuário. O estudo, que pesquisou a participação de romeiros no Círio desde a década de 40, constatou que a participação de fiéis dobrou em 20 anos.
Na década de 70, meio milhão de pessoas participavam da romaria. Na década seguinte, alcançou a marca de um milhão de pessoas, e nos últimos 20 anos ultrapassou um milhão e meio de romeiros.
Fluvial - Depois de passar a noite em vigília na Igreja Matriz de Ananindeua, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida para outra procissão, desta vez a rodoviária. Antes da saída, por volta das 5h, é celebrada uma missa que dará início à segunda romaria. Depois, às 5h30 da manhã, os fiéis saem em direção ao trapiche do Distrito de Icoaraci, num percurso de 24 km, com cerca de 2h30 de duração. De onde, mais tarde, sairá a tradicional Romaria Fluvial.

Nenhum comentário: