No AMAZÔNIA:
A 10º Romaria de Castanhal/Apeú, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reuniu cerca de 300 mil fiéis, conforme cálculos feitos pela Polícia Militar de Castanhal, na manhã de ontem. A romaria já é considerada a maior do interior Pará. O trajeto religioso iniciou às 6h da manhã, quando a berlinda, em formato da antiga locomotiva 'Maria Fumaça', saiu da igreja da Matriz de São José, centro de Castanhal. A chegada ao santuário da centenária vila do Apeú foi por volta das 11h.
'A romaria continua crescendo. E queira Deus que o crescimento da qualidade da fé seja o mesmo desse aumento do número de romeiros. Uma fé que não pode ficar restringida apenas nesse dia, mas deve permear todos os dias e todas as atividades', afirmou o bispo da diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti, que não escondia seu contentamento com a participação maior de fiéis na romaria. Um detalhe que alegrou o bispo foi a presença maciça dos jovens na caminhada, sempre sob um sol forte, mas que não tirou o ânimo do romeiros, que fizeram todo o percurso entoando cânticos. Uma caminhada sem apertos, sem cordas, tranqüila mas a passos largos, por causa do sol, e que encerrou por volta das 10h40.
Pessoas que atuam diretamente na organização da romaria Castanhal /Apeú disseram, no entanto, que um fator que contribuiu bastante para o crescimento de romeiros, foi a decisão de muitos católicos que residem em Castanhal e região, de deixar de participar do Círio de Belém. Isso por causa de alguns transtornos para se poder chegar até a capital, como transporte complicado e mais caro, mais despesas com comida e hospedagem, e também pela distância de onde moram até Belém, no mínimo 75 quilômetros a menos, partindo de Castanhal. Milhares de pessoas que participam da romaria Castanhal/Apeú vêm dos municípios próximos, como Santa Maria do Pará, Inhangapi Terra Alta, São Domingos do Capim, Santa Isabel do Pará, etc.
Durante a missa celebrada na catedral da diocese, que ainda continua em obras, dom Carlos Verleti pediu colaboração dos fiéis para terminar a obra, 'precisamos da ajuda de todos, porque o bispo sozinho não pode fazer milagres', afirmou dom Carlos, que pediu uma oração especial pela saúde do arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, que passou mal durante a Círio das Crianças, ontem em Belém.
Um comentário:
SERIA INTERESSANTE SE ALGUMAS PESSOAS NÃO PROCURASSEM APARESCER MAIS QUE A IMAGEM DA SANTA VIRGEM!
Postar um comentário