Na FOLHA DE S.PAULO:
A disputa no segundo turno pela Prefeitura do Rio segue em empate técnico, mas o candidato do PMDB, Eduardo Paes, registrou 44% das intenções de voto -oscilação positiva de dois pontos percentuais- contra 41% de Fernando Gabeira (PV) -oscilação negativa de três pontos-, revela Datafolha.
A novidade da pesquisa é que o peemedebista alcançou a dianteira numérica e obtém crescimento ou oscilação positiva em 11 dos 14 estratos de renda, escolaridade, idade e gênero pesquisados, com o candidato verde registrando queda ou oscilação negativa em 12 desses segmentos. Em uma semana, Paes inverteu a tendência do eleitorado, que estava favorável a Gabeira.
Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do PMDB pode ter entre 41% e 47% dos votos contra 38% e 44% do postulante do PV. Nos votos válidos (excluídos da contagem os brancos e os nulos), Paes tem 52% e Gabeira, 48%.
Em relação ao levantamento anterior, o candidato do PMDB cresceu mais entre os eleitores com nível superior e entre as mulheres, tendo o candidato do PV perdido mais eleitores entre os jovens e entre os de menor renda. Esses dois movimentos combinados explicam a inversão numérica de posições entre os candidatos no Rio.
Paes tinha 21% das intenções de voto entre os eleitores de nível superior e agora atingiu 29%. Nesse segmento, Gabeira passou de 66% para 62%, uma queda de quatro pontos, apesar de manter 33 pontos de frente.
Entre as mulheres, o candidato do PMDB passou de 43% para 47%, faixa em que o verde recuou de 40% para 37%.
Gabeira sofreu uma forte queda entre os eleitores mais novos, perdendo sete pontos entre os que têm de 16 a 24 anos (passou de 56% para 49%) e outros sete na faixa etária de 25 a 34 anos (indo de 47% para 40%), nos quais Paes fica com 40% e 42%, variação positiva de dois e três pontos percentuais, respectivamente.
Também entre os mais pobres o candidato verde perdeu votos, passando de 32% para 25% das intenções de voto, faixa em que o peemedebista foi de 53% para 56%.
Entre os mais ricos, Gabeira continuou crescendo, passando de 63% para 67%. Paes obtém, nesse estrato, seu pior índice, 24%, três pontos a menos do que na semana passada.
Outra movimentação favorável a Paes ocorreu entre os eleitores que votaram no primeiro turno em Jandira Feghali (PC do B), dos quais 49% agora dizem que votarão no PMDB, contra 36% que afirmam optar pelo PV. Na semana passada, Gabeira tinha maioria no segmento, com 57%. Entre os eleitores no primeiro turno de Marcelo Crivella (PRB), 50% pretendem votar em Paes e 27% em Gabeira.
A pesquisa, feita em parceria com a TV Globo, ouviu 1.313 eleitores ontem e anteontem.
Um comentário:
Ta apertado! Ainda acho que Gabeira ganha. Agora é a reta final hora de divulgar. Juntei alguns textos sobre eleições e candidatos do Rio:
Leituras para 26 de Outubro
Acho que é importante se informar.
Postar um comentário