No AMAZÔNIA:
Em contraste com a fé e a emoção que tomam as ruas de Belém todos os anos, o Círio vem sofrendo algumas alterações nas suas últimas edições. A Diretoria da Festa de Nazaré têm promovido algumas mudanças de caráter técnico nas procissões para que as cerimônias ocorram da melhor maneira e no melhor tempo possíveis, sem desrespeitar a tradição. Em 2008 não foi diferente, com modificações em alguns dos percursos e horários.
Pela quarta vez, o traslado de Belém para Ananindeua teve seu trajeto modificado. A procissão que ocorre amanhã, vem alcançando novos bairros a cada edição do Círio. Depois do Paar, que foi incluído no ano passado, é a vez do Icuí-Guajará receber a visita da imagem de Nossa Senhora. Com o aumento da rota, o caminho aumenta de 48 quilômetros para 55 quilômetros.
Segundo Kléber Vieira, diretor de procissões da festa de Nazaré, 'a cada ano, estamos tentando levar a graça de Nossa Senhora para cada vez mais pessoas. Nesta edição, os moradores do Icuí receberão pela primeira vez a visita da imagem da Santa', disse. Para compensar o crescimento da rota, a procissão será adiantada em uma hora e começa às 11 horas, sem contar que a imagem não será mais retirada da berlinda nas paradas em frente às paróquias. O privilégio foi mantido apenas aos patrocinadores oficiais da festividade.
A romaria rodoviária também sofreu mudanças, mas em menor escala. A missa do encerramento, que antecede a subida da imagem no andor do rebocador da Marinha do Brasil, não acontecerá mais na frente do trapiche de Icoaraci, que se encontra interditado. Ela será celebrada no trapiche dos navios. Os arcos também apresentam uma nova estrutura a partir deste ano, dessa vez, definitiva. A nova armação é feita de metal e foi construída com o objetivo de resistir à ação do tempo e abrigar enfeites de outras datas comemorativas.
O manto da imagem da Santa e os trajetos da romaria da juventude, do ciclista e da procissão da festa também mudam todos os anos, como manda a tradição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário